Novo programa do Governo LIBERA telefone para brasileiros inscritos no CadÚnico

O programa Telefone Social oferece 90 minutos mensais para as famílias em situação de vulnerabilidade social que estão com os dados atualizados no Cadastro Único.

Ter um plano de telefonia para realizar ligações é algo muito útil nos dias de hoje, tendo em vista que boa parte das questões são resolvidas dessa forma, seja para marcar consultas médicas ou para solucionar pendências. Aqueles que não possuem condições financeiras de arcar com esses custos podem ter um plano de telefone destinado aos inscritos no CadÚnico.

Essa é uma possibilidade oferecida pelo Governo Federal para as famílias em vulnerabilidade social. Para ter acesso ao plano de telefone é preciso estar inscrito no Cadastro único, manter os dados atualizados e ir até a concessionária da sua região com seus documentos pessoais de identificação.

Essas famílias terão acesso ao Telefone Popular, com um plano fixo mensal que tem a cobrança de uma tarifa reduzida, este valor vai depender dos impostos de cada estado e da região de prestação de serviço da concessionária. A assinatura tem uma quantidade máxima de ligações que podem ser realizadas no mês.

Novo programa do Governo LIBERA telefone para brasileiros inscritos no CadÚnico
Saiba quais são os requisitos para ter direito ao plano de telefone. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o telefone para os inscritos no CadÚnico?

O Telefone Popular oferece um plano de telefonia fixa com valores acessíveis, entre R$ 13 e R$ 15, este valor pode variar de estado para estado, conforme os impostos de cada localidade e da concessionária que atende a região. A oferta é destinada para as famílias de baixa renda por meio do Acesso Individual Classe Especial (AICE).

A assinatura dá direito a 90 minutos mensais para fazer ligações locais de um telefone fixo para outro. Não estão incluídas ligações para celulares, interurbanas e ligações internacionais. Caso a pessoa deseje realizar estes tipos de chamadas, ou o limite de 90 minutos tenha acabado, será preciso adicionar créditos em lotéricas ou nas lojas das empresas.

Como o plano é mensal, se a família não usar todos os 90 minutos no mês, não poderá acumular o tempo que sobrou para o mês seguinte.

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O que é preciso para ter o Telefone Popular?

Apenas as famílias inscritas no CadÚnico podem solicitar o plano de telefonia, os requisitos são esses:

  • Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo per capita (R$ 550);
  • Ter renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 3.300);
  • Ter renda familiar maior que três salários mínimos, desde que o cadastramento esteja vinculado à inclusão em programas sociais nas três esferas do governo;
  • Morar sozinho;
  • Viver em situação de rua (sozinho ou com a família).

A inscrição pode ser realizada por quem possui o CadÚnico há pelo menos dois anos e mantem os dados atualizados, especialmente as informações sobre renda familiar e endereço. Basta que um dos integrantes da família solicite  a linha telefônica pela central de atendimento ou nas lojas das concessionárias abaixo:

10312 – CTBC Telecom

10314 – Oi Região 2 (antiga área de atendimento da Brasil Telecom)

10315 – Telefônica/Vivo

10331 – Oi Região 1

10343 – Sercomtel

É preciso estar com o Número de Identificação Social (NIS) e o CPF, famílias indígenas podem apresentar o Registro Administrativo de Nascimento Indígena (RANI). A concessionária vai realizar uma consulta na base de dados do CadÚnico para verificar se o cidadão pode contratar o Telefone Popular. A liberação ocorre em até sete dias úteis.

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