Governo já pensa no COMBUSTÍVEL DO FUTURO: saiba o que é isso

Você ouviu falar do projeto “Combustível do Futuro”? Entenda como funciona!

O mercado brasileiro está muito animado com as últimas projeções para o futuro da economia brasileira. E isso está transparecendo na forma com que o Governo Federal já está pensando em projetos para os próximos meses. 

Você sabe, por exemplo, o que é o Combustível do Futuro? Então confira todos os detalhes e saiba exatamente qual é a projeção desse tipo de oferta que pode transformar o Brasil no “país do futuro” novamente. Entenda porque especialistas olharam com animação para essas novidades que devem ser lançadas pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Combustível Futuro
Entenda como funciona o novo PL do Combustível do Futuro (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br)

Programa Combustível do Futuro

Antes de mais nada, é importante lembrar que estamos falando de uma novidade que acabou de ser divulgada. 

O presidente Lula assinou nesta quinta-feira (14), em cerimônia no Palácio do Planalto, o Projeto de Lei (PL) que criou o programa Combustível do Futuro

A nova ação possui cinco eixos de medidas que vão ajudar com o processo de descarbonização da matriz energética do país. Mais do que isso, a ideia é reduzir as emissões de gases do efeito-estufa. 

Essa é uma ótima notícia já que o mundo todo está valorizando alternativas que sejam mais sustentáveis. Ou seja, é uma forma de fazer algo na prática e ganhar notoriedade e, quem sabe, gerar investimentos futuros no país.

Veja também: Defasagem no combustível volta a SUBIR: o que isso significa? O preço da gasolina vai AUMENTAR?

Como vai funcionar o Combustível do Futuro?

Uma das principais iniciativas previstas no projetos é a elevação do limite legal da mistura do etanol à gasolina. Hoje em dia o limite é de 27,5%: deve passar para 30%. 

Outro ponto importante é a redução – que será obrigatória – de 10% de emissões de dióxido de carbono no setor aéreo entre 2027 e 2037. 

E como isso será feito? Através do uso de combustível sustentável de aviação, o famoso SAF. Isso vai acontecer pelo  ProBioQAV, o Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação.

Para a economia brasileira, o projeto ainda prevê um marco legal para a produção de combustíveis sintéticos no Brasil. O nome desse tipo de produto é e-Fuel e são feitos a partir da derivação de uma reação entre hidrogênio e gás carbônico. 

Eixos do programa Combustível do Futuro

Por fim, o PL que foi assinado pelo presidente Lula traz os detalhes sobre como deve funcionar essa novidade. 

Os 5 eixos do programa Combustível do Futuro previstos no texto são:

  • Programa Nacional de Combustível Sustentável de Aviação (ProBioQAV);
  • Novos limites de mistura de etanol anidro à gasolina;
  • Programa Nacional do Diesel Verde (PNDV);
  • Captura e estocagem geológica de CO2;
  • Regulamentação dos combustíveis sintéticos.

Isto é, essa novidade pode projetar o Brasil e mantê-lo como uma referência quando o assunto é sustentabilidade. Levando em consideração as recentes crises globais que podem estar relacionadas ao aquecimento do planeta, a notícia é ótima. 

Lembrando que esse é um projeto de longo prazo e que deve manter-se ativo para ter algum tipo de efetividade. 

Na cerimônia estavam Geraldo Alckmin (PSB) – que é vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos; entre outros. 

Veja também: Lista REVELA a região brasileira com o combustível mais CARO