Governo Federal abre vagas em 134 cursos online e gratuitos; veja como participar

Governo oferece 5,5 milhões de vagas para cursos remotos

Os cursos online podem representar boas oportunidades de se aprimorar em diversos conteúdos. Assim, o Governo Federal abriu mais de 5,5 milhões de vagas em 134 cursos. Os cursos abrangem áreas distintas e podem agradar a diferentes interesses.

Além disso, os cursos são gratuitos e totalmente virtuais. Eles podem, ainda, servir para conhecer ou aprimorar suas habilidades, uma vez que os cursos vão dos níveis iniciante ao avançado. Os certificados dessas plataformas também podem render uma oportunidade de conseguir boas oportunidades de trabalho através do que foi aprendido.

Confira a seguir quais são os cursos que o governo está oferecendo e como se inscrever.

Governo Federal oferece mais de 5,5 milhões de vagas em 134 cursos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funcionam os cursos

Os cursos são gratuitos e consistem em uma parceria da Microsoft com o Ministério do Trabalho.  Além disso, a plataforma que irá ministrar as aulas é a Escola do Trabalhador 4.0. A ideia é que quem participar possa aprimorar seus conhecimentos de forma a conseguir uma vaga de emprego ou até mesmo crescer dentro da área escolhida. Assim, o tema dos cursos se voltam para tecnologia, finanças e produtividade. Essa pode ser uma boa chance de enriquecer seu currículo.

Os cursos se dividem em nível básico, médio e avançado. Dessa forma, o nível básico será focado em trabalhar com computadores e criar conteúdos digitais. O nível médio, por sua vez, tem como temática a introdução à programação e também os conhecimentos de Pacote Office, como Word, Excel e PowerPoint. Já os conteúdos avançados partem para os conhecimentos a respeito da inteligência artificial, engenharia de dados e Power BI.

Além desses, existe uma categoria para os empreendedores. Os cursos, nesse caso, tem parceria com a XP Investimentos. Assim, o grupo em questão pode aprimorar os conhecimentos de Excel, além de focar em temáticas como a relação com o dinheiro, o aprendizado em investimentos e também como organizar as finanças.

Vale ressaltar ainda que todos os cursos, independente do nível, contam com certificados feitos pelo Ministério do Trabalho e a Microsoft.

Veja mais: Projeto oferta centenas de vagas em 4 cursos TOTALMENTE gratuitos; jovens a partir de 15 anos podem se INSCREVER

Como se inscrever

Além dos cursos, o portal do governo também disponibilizou um teste de carreira. Dessa forma, os ingressantes podem realizar o teste antes da inscrição no curso. Isso facilita com que o aluno saiba com que área mais se identifica. Além disso, a lista completa de cursos está disponível no site do governo, na área de Caminho Digital (bit.ly/3SN9Zr8) que, como o próprio nome já diz, busca aprimorar o conhecimento tecnológicos e digitais.

Após verificar a lista e escolher o curso com que mais se identifica, as inscrições devem ser feitas no site da Escola do Trabalhador 4.0 (cadastro.escoladotrabalhador40.com.br). Dessa forma, para realizar o cadastro, o site irá solicitar um nome de usuário, CPF  e e-mail. Após realizar essas etapas, você estará inscrito e pronto para iniciar as aulas no curso escolhido.

Confira também: SENAC tem vagas abertas em quase 50 cursos ONLINE e 100% grátis; confira