Governo DEFINE DATA LIMITE para resgate do PIS/PASEP: saiba como consultar e receber o seu abono

É trabalhador? Confira o prazo final para sacar o PIS/Pasep que está chegando e realize o saque o quanto antes

O PIS/PASEP é um direito dado ao trabalhador e ao servidor público. No caso do trabalhador que atua pela iniciativa privada, ele precisa ter pelo menos 5 anos de carteira assinada para ter direito.

Como também, devem estar com os dados atualizados no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Para ter direito ao abono salarial, o trabalhador só pode receber até no máximo 2 salários mínimos no ano-base. Do contrário, o valor não pode ser liberado. 

Governo DEFINE DATA LIMITE para resgate do PISPASEP: saiba como consultar e receber o seu abono
Veja qual é a data limite para o resgate do PIS/PASEP. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia

PIS/PASEP: saiba qual é o prazo limite para sacar

Muitos trabalhadores têm direito ao abono salarial mas é muito comum que alguns cidadãos não saibam que tem valores a receber. Às vezes eles trabalham por pouco tempo nas empresas e acham que não têm direito. 

Por isso, é importante que os trabalhadores consultem o PIS/PASEP acessando o aplicativo CTPS Digital, para verificar as atualizações no documento. O aplicativo também mostrará outras informações trabalhistas importantes.

Como alguns desses trabalhadores não têm acesso a essas informações, eles acabam perdendo a oportunidade de receber o benefício. Dessa forma, os valores ficam na conta e o saque não é efetuado até que chega o fim do prazo.

Geralmente existe um calendário com as datas de pagamentos do abono salarial. Mas quando o trabalhador não efetua o saque na data determinada, ele ainda pode resgatá-lo até o dia 28 de dezembro de 2023.

Veja também: PIS PASEP: R$ 1 bilhão ainda não foram sacados, consulte sua conta

Como realizar o saque do abono salarial?

O PIS/PASEP é destinado para o trabalhador com carteira assinada (CLT), e para os servidores públicos como dito anteriormente. Portanto, o trabalhador CLT que possui o Cartão Cidadão pode receber PIS nas lotéricas, nos caixas eletrônicos da Caixa, nas próprias agências, ou pela internet banking (conta corrente ou poupança).

Os servidores públicos podem receber o PASEP na conta corrente ou poupança do Banco do Brasil (BB), caso o servidor já possua conta no banco. Ou pode fazer o saque diretamente nas agências do BB.

O servidor também pode transferir os valores do Banco do Brasil para outra conta por meio do site https://www.bb.com.br/site/setor-publico/beneficios-sociais/pasep/, ou por meio dos caixas eletrônicos do BB. Veja como consultar os valores a receber do abono salarial pela internet, acompanhe o passo a passo:

  1. Acesse o site https://www.gov.br/pt-br/servicos/receber-o-abono-salarial;
  2. Em seguida, clique em “Iniciar”;
  3. Depois, clique no botão “Entrar com Gov.br”
  4. Informe seu número de CPF e clique em “Continuar”;
  5. Informe a sua senha e depois pressione o botão “Entrar”;
  6. Ao entrar na página principal selecione a opção “Abono salarial”;
  7.  Certifique-se de que o ano-base 2021 está selecionado para saber se você tem direito ao PIS 2023;
  8. Se você tiver direito de receber o benefício, basta clicar no botão “Sim”;
  9. Por fim, as informações sobre os valores a receber e a data aparecerá na tela.

Vale destacar que o abono salarial é pago para trabalhadores de menor renda, cadastrados nos programas PIS/PASEP. Os mesmos devem ter trabalhado por pelo menos 30 dias no ano-base.

No caso deste ano, o abono salarial 2023  é destinado aos trabalhadores que exercerem atividade remunerada em 2021. O valor recebido corresponde à quantidade de meses trabalhados que podem chegar ao limite máximo de 1 salário mínimo, no valor de R$1.320.

Saiba mais: Como saber se eu tenho DIREITO ao saque do PIS Pasep? Aprenda a consultar AGORA!