Governo anuncia decisão OFICIAL sobre a volta do Horário de Verão

Governo brasileiro acaba de tomar uma decisão definitiva sobre o retorno do horário de verão; brasileiros estão chocados com a divulgação

O horário de verão é uma prática adotada para aproveitar ao máximo a luz solar durante os meses mais quentes do ano. Durante esse período, os relógios ficam adiantados em uma hora, permitindo que as pessoas desfrutem de dias mais longos e economizem energia elétrica, já que as luzes são acesas mais tarde. Por isso, você precisa conferir a decisão oficial que o Governo acabou de anunciar.

Embora muitos lugares tenham utilizado o horário de verão no passado, vários o abandonaram de vez. Entenda mais a seguir sobre a decisão do governo brasileiro!

Governo anuncia decisão OFICIAL sobre a volta do Horário de Verão
Decisão oficial sobre o horário de verão! Foto: divulgação

Argumentos sobre o horário de verão

Uma vez que esse tópico tem uma ampla discussão no Brasil, vamos expor alguns dos argumentos a favor ou contra sobre o tema.

Para defender o retorno do horário de verão, várias pessoas afirmam que, com a luz do dia estendida no período da tarde e início da noite, as pessoas tendem a utilizar menos eletricidade para iluminação, aquecimento e refrigeração de suas casas, o que pode resultar em uma redução no consumo de energia elétrica.

Além disso, o menor consumo de energia durante o horário de verão é benéfico para o meio ambiente. Afinal, reduzir a demanda por eletricidade ajuda a diminuir a pressão sobre usinas de energia e recursos naturais.

Com dias mais longos, as pessoas também têm mais tempo para desfrutar de atividades ao ar livre, como esportes, caminhadas e passeios de bicicleta, promovendo um estilo de vida mais saudável.

Por fim, muitos argumentam que o horário de verão pode impulsionar o comércio, já que as lojas ficam abertas por mais tempo.

Por outro lado, aqueles que são contra esse tipo de medida dizem que a mudança no relógio pode desregular o ritmo das pessoas, prejudicando o sono e aumentando o estresse.

Ademais, a transição entre o horário de verão e o horário padrão pode ser desconfortável para algumas pessoas, levando a uma sensação de desgaste.

Alguns estudos ainda sugerem que a economia de energia durante o horário de verão é mínima ou até negativa em alguns casos, já que o aumento na iluminação durante as manhãs de inverno pode tornar inútil a economia à tarde.

Por último, a mudança de horário pode criar confusão e dificuldades de logística, especialmente em sistemas de transporte.

Veja também: Celulares de TODAS AS PESSOAS dos EUA vão tocar hoje no mesmo horário: por que?

Decisão oficial do Governo

Portanto, tendo em mente todas essas discussões, o Governo bateu o martelo e decidiu de uma vez por todas o destino do horário de verão no Brasil.

Depois do Ministério de Minas e Energia divulgar um parecer técnico, o Governo emitiu seu posicionamento.

Sendo assim, não há intenção de retorno do horário de verão em 2023.

As justificativas para isso são que os reservatórios das usinas hidrelétricas estão nas melhores condições dos últimos anos. Além disso, o padrão do uso de energia mudou no país com o passar do tempo. O horário de pico era das 18 às 20h, mas os cidadãos brasileiros passaram a utilizar mais eletricidade pela tarde, especialmente por conta do ar-condicionado.

Saiba mais: Próximo ECLIPSE SOLAR no Brasil será próximo ao FERIADO; como assistir ao vivo, data e horário