Governo confirma data para emissão do novo RG; brasileiros são obrigados a atualizar documento?

O RG dará maior segurança aos brasileiros, além de melhorar a identificação

A partir do dia 04 de agosto deste ano, os brasileiros já poderão emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que também serve como passaporte. Com modelo único para todos os estados, os documentos vão facilitar a vida dos brasileiros e evitar fraudes. A data para a emissão do novo RG foi anunciada pelo governo federal.

Alguns estados já podem emitir o novo RG e o novo passaporte há algum tempo. Entre eles estão: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Acre, Pernambuco, Minas Gerais e Distrito Federal.

O documento é seguro e eficiente/Divulgação

Quando começa a emissão do novo RG em todo Brasil?

O novo modelo estará liberado para todo o Brasil a partir de março de 2023. Além disso, não será necessário sair correndo para emitir a documentação. O novo modelo pode ser feito de forma gradual por todos os brasileiros que já possuem CPF.

Segundo o governo federal, a primeira via não terá nenhum custo para à população. Só será necessário fazer a troca quando o RG da pessoa estiver fora da validade ou quando alguém precisar emitir com urgência, como em casos de furtos de documentos ou por estar em péssimas condições. Ou seja, ninguém precisa sair correndo para ter o novo RG ou passaporte.

Veja também: Veja como fazer o novo “RG único” e a Carteira de Identidade Digital via aplicativo

A nova identidade terá duas versões

De acordo com informações do governo federal, o novo RG terá duas versões para serem usadas pelos cidadãos: a física e a digital. Essa é uma maneira de facilitar o acesso, caso a pessoa perca ou esqueça a documentação em casa.

Além disso, a emissão em papel ou plástico foi pensada para aquelas pessoas que não têm acesso à internet por meio de celular ou outro dispositivo eletrônico. Já para aqueles que têm internet, é possível baixar o documento no seu smartphone, tablete ou computador. Porém, nada impede de o cidadão ter as duas versões.

A versão digital poderá ser acessada por meio de aplicativo do governo federal, já a física, é emitida na hora em que a pessoa faz a documentação nos postos de atendimento de sua cidade.

Uma grande vantagem do novo RG é que ele pode servir como passaporte para viagens com destino aos países do Mercosul. Outros países continuam aceitando apenas o passaporte tradicional e que continua obrigatório.

A nova carteira de identidade é uma segurança para todos os brasileiros, tendo com uma das finalidades reduzir as fraudes com o uso do documento e falsificações.

Veja também: Prazo estabelecido para atualizar a Carteira de Identidade (RG); o que pode acontecer com quem não respeitar o vencimento?