Governo confirma CONCURSO UNIFICADO de diferentes órgãos; confira todos os detalhes

O Concurso Nacional Unificado já recebeu a adesão de diversos ministérios e conta com um grande número de vagas disponíveis. Recentemente, o governo ainda anunciou a data de aplicação do certame.

O concurso público consiste em um processo seletivo que possibilita que os candidatos tenham acesso a um emprego ou cargo público de forma ampla e democrática. O procedimento funciona de forma totalmente impessoal, isso para que seja assegurada a igualdade de oportunidades para todos os interessados em concorrer para exercer as atribuições que são ofertadas pelo Estado. 

Os aprovados no concurso público atuam como servidores públicos a partir do Regime jurídico estatutário. Esses profissionais têm acesso a uma série de benefícios trabalhistas e também costumam ter excelentes salários. Dessa forma, essa é uma ótima oportunidade de emprego. 

Recentemente, o governo federal anunciou a implementação de um Concurso Nacional Unificado e a ideia é que seja aplicado um mesmo molde de processo seletivo para todos os certames. Portanto, confira a seguir como vai funcionar a novidade!

Concurso Nacional Unificado recebe a adesão de novos órgãos. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Novos ministérios aderem ao Concurso Nacional Unificado

O Concurso Nacional Unificado, que se caracteriza como uma prova única que foi lançada pelo governo federal e tem sido chamada de “Enem dos concursos públicos”, já conta com a adesão de nove ministérios e também de uma agência reguladora, de acordo com os dados do Ministério da Gestão, responsável por organizar o novo sistema. A pasta tem até o dia 29 de setembro para manifestar interesse a aderir a nova prova, que tem data prevista para aplicação no dia 25 de fevereiro do próximo ano.

Entre os órgãos que já aderiram a nova modalidade de certame, se destacam os seguintes: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação; Ministério dos Povos Indígenas; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério da Saúde, Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos; Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. Ministério da Justiça e Segurança Pública; Ministério da Previdência Social e também a Agência Nacional de Transportes Aquaviários. 

No total, até o presente momento, estão sendo ofertadas 5.151 vagas. Ainda de acordo com os dados divulgados pelo governo federal, o modelo unificado tem o propósito de agilizar a contratação de serviços depois da perda de 73 mil funcionários públicos no decorrer dos últimos seis anos. O objetivo da proposta também consiste em democratizar o acesso às vagas públicas por meio da dispersão geográfica durante a realização do concurso. Dessa forma, cerca de 180 cidades estão listadas como locais de aplicação de prova.

Na última quarta-feira (20), foi criado um comitê para que seja feita a organização do concurso e do edital, que está previsto para ser publicado no dia 20 de dezembro, segundo o cronograma que foi divulgado pelo governo federal.

Confira também: Mais de 4 MIL VAGAS e SALÁRIOS acima de 5 MIL: concurso MUITO AGUARDADO tem edital FINALMENTE divulgado

Distribuição de vagas de acordo com os órgãos que já confirmaram a participação

  • Ministério da Saúde (Fiocruz): 300 vagas;
  • Ministério da Saúde (Ministério da Saúde): 220 vagas;
  • Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação: 814 vagas;
  • Ministério dos Povos Indígenas: 502 vagas;
  • Ministério do Trabalho e Emprego: 900 vagas;
  • Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: 1.300 vagas
  • Ministério da Justiça e Segurança Pública: 100 vagas;
  • Ministério do Planejamento e Orçamento: 895 vagas;
  • Ministério da Previdência Social: 40 vagas;
  • Agência: 30 vagas.

Saiba mais: Mais de 5 MIL vagas confirmadas através do Concurso Nacional Unificado; saiba mais