Governo Federal autoriza três rodadas de pagamento do PIS/Pasep: Consulte para saber se você tem direito a receber

Veja mais detalhes na matéria; leia.

O momento de receber o valor do abono salarial, mais conhecido como PIS/Pasep, é esperado por todos os funcionários do país. Sendo eles trabalhadores de empresas privadas ou mesmo funcionários públicos. No presente ano haverá duas rodadas de pagamento para os trabalhadores. Elas estarão disponíveis para saque até os últimos dias de dezembro. 

Além do benefício, ainda permanece em aberto o prazo para aqueles que ainda não retiraram as cotas do Fundo PIS/Pasep. Observe abaixo as possibilidades. 

Governo Federal autoriza três rodadas de pagamento do PIS/Pasep: Consulte para saber se você tem direito a receber / Imagem: Divulgação.

Como sacar o abono de 2022?

A Caixa Econômica Federal juntamente ao Banco do Brasil liberou, entre fevereiro e março, a possibilidade de sacar até um salário mínimo de abono salarial, para os funcionários que trabalharam durante o ano de 2020. O calendário que teve como ano-base 2020 teve atraso por causa dos adiantamentos oferecidos pelo bando. 

Os trabalhadores que poderão sacar o valor devem cumprir alguns requisitos. Em primeiro lugar é necessário estar inscrito, por pelo menos cinco anos, no PIS/Pasep. Também é preciso ter trabalhado formalmente o prazo mínimo de 30 dias no ano de 2022. Os beneficiados precisam ter recebido no máximo dois salários mínimos de forma mensal no ano de 2020. Estar com cadastro completo de forma correta no Rais/eSocial. 

Para aqueles que se enquadram nos requisitos citados, o dinheiro já deve estar disponível na conta. Se quiser consultar é preciso entrar no aplicativo relativo a Carteira de Trabalho Digital. Uma outra opção é telefonar para a Central do Trabalhador através do número 158. 

Veja também: Parentes poderão sacar FGTS e PIS/Pasep de familiar falecido: Saiba mais!

Como sacar o abono de 2021?

Para os trabalhadores que não sacaram o valor referente ao ano-base de 2019 ainda é possível ter acesso. O prazo está aberto desde 31 de março. São mais de trezentas mil pessoas que não sacaram o valor e estão recebendo uma nova chance de conseguir o acesso ao dinheiro. Somados, são cerca de duzentos milhões de reais disponíveis. 

Se você se enquadra nessas pessoas que não sacaram o benefício e desejam ter acesso ao valor, basta seguir alguns passos simples. Para conseguir o dinheiro é preciso fazer uma solicitação para o Ministério da Previdência e Trabalho. 

Para isso, você deve enviar sua solicitação no email trabalho.uf@economia.gov.br. É preciso lembrar que na hora de fazer o envio, trocar as letras UF que estão no endereço pela sigla do estado em que você está morando. Também é possível fazer o requerimento através do número 158. Ou ir presencialmente em uma das unidades do órgão citado.  

Veja também: Qual o valor máximo que um trabalhador pode receber através do PIS/Pasep? Veja as datas de pagamento e quem pode receber