Governo anuncia RELANÇAMENTO de programa muito IMPORTANTE para cidadãos brasileiros; saiba mais

Relançamento do programa Mais Médicos, que trouxe serviço importante para diversos cidadãos brasileiros, foi anunciado nesta semana.

O governo brasileiro, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou o relançamento do programa federal “Mais Médicos para o Brasil” em 20 de março de 2023. O objetivo do programa é preencher 28 mil vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, um aumento de 15 mil vagas em relação ao número atual.

O programa foi criado originalmente em 2013, durante o governo de Dilma Rousseff e, atualmente, existem 18 mil vagas, com 13 mil profissionais atuando e 5 mil postos desocupados.

Governo anuncia RELANÇAMENTO de programa muito IMPORTANTE para cidadãos brasileiros; saiba mais
Veja qual é o programa que teve o relançamento confirmado para 2023. Crédito: Agência Brasil / Divulgação

A importância do Mais Médicos para a Saúde brasileira

O edital para preencher as 5 mil vagas restantes deverá ser publicado ainda esta semana, de acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. O valor das bolsas de estudo permanecerá em cerca de R$ 12,8 mil, e os médicos receberão auxílio-moradia que varia de acordo com a região em que irão trabalhar.

Além disso, o Ministério da Saúde irá criar mais 10 mil vagas por meio de uma contrapartida dos municípios, no qual a seleção de médicos será realizada pelo ministério, mas os municípios arcarão com os custos. Isso ocorre porque muitas prefeituras têm dificuldades para preencher as vagas ociosas.

No momento, o governo federal ainda conta com vagas preenchidas de editais do programa Médicos pelo Brasil, criado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. A iniciativa é paralela ao “Mais Médicos” e não deve ser afetada pelo relançamento do programa.

O contrato de participação na iniciativa tem duração de quatro anos, podendo ser prorrogado pelo mesmo período. A novo programa vai conceder benefícios para incentivar a permanência dos médicos nas localidades por longos períodos.

Os médicos que permanecerem por pelo menos três anos na mesma vaga, poderão receber um adicional de 10% a 20%, dependendo da vulnerabilidade do município.

Veja também: Novo Programa Mais Médicos para o Brasil foi LANÇADO: saiba como vai funcionar o programa reformulado

Regras e apoio do relançamento do programa

Haverá ainda um estímulo para os médicos que se formaram pelo Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior), eles poderão receber um adicional de 40% a 80% durante o período em que estiveram no programa. Esse benefício será pago em quatro parcelas dividas em três parcelas de 10% por ano durante os 3 primeiros anos e os 70% restantes após 4 anos.

Os médicos do Fies residentes em Medicina da Família também receberão incentivos para o pagamento de dívidas do financiamento estudantil, e o valor da bolsa será complementado para mulheres em licença-maternidade que passarem a receber o auxílio do INSS, o que não acontecia anteriormente. Licença-paternidade de 20 dias também será concedida, uma novidade em relação ao programa anterior.

O programa também oferecerá especialização e mestrado. O novo formato mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros que concluíram a graduação em medicina no exterior, desde que sejam aprovados no exame de revalidação do diploma.

Essa medida visa fomentar a diversidade cultural e profissional no campo da saúde, além de permitir que profissionais qualificados possam contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde brasileiro.

O objetivo do programa é formar profissionais de excelência em medicina, com uma abordagem humanizada e foco em resultados efetivos para a saúde do paciente. Para isso, serão oferecidas disciplinas que abrangem desde a anatomia e fisiologia humana, passando pela semiologia, diagnóstico e tratamento de diversas patologias, até a gestão de sistemas de saúde.

Veja também: Bolsa-Trabalho em 2023: programa vai continuar? Como fazer o cadastro?