Google vai esconder aplicativos na Play Store; entenda o motivo!

Medida visa impedir que usuários baixem versões mais antigas. Saiba mais detalhes abaixo

O Google restringirá a pesquisa e o download de aplicativos desatualizados da Play Store. As mudanças na política da loja anunciadas no dia 06 pela empresa visam impedir que os usuários baixem softwares mais antigos e potencialmente mais vulneráveis.

Para fornecer uma experiência de loja online mais segura, a partir de 1º de novembro, o Google exigirá que os aplicativos enviados à Play Store apontem para um nível de API pelo menos dois anos antes da versão anterior do Android.

Google vai esconder aplicativos na Play Store; entenda o motivo!

Veja como será essa ação do Google

Cada aplicativo desenvolvido possui um nível de API que informa ao aplicativo como executar em cada versão do Android. Por exemplo, o Android 12 tem API de nível 31; Android 11, nível 30. Ou seja, quanto mais novo o software, maior o nível.

Em breve, a nova política do Google que exige que os aplicativos direcionem suas APIs “dentro de dois anos a partir do último grande lançamento do Android”, forçará os desenvolvedores de aplicativos a atualizar aplicativos com mais frequência com recursos de privacidade e segurança.

Veja também: Ganhar dinheiro com tradução de textos é possível? Posso usar o Google Tradutor? Conheça as melhores plataformas que pagam de verdade

Vale ressaltar que a nova política só será aplicada se o smartphone estiver executando uma versão do Android superior ao nível da API do aplicativo. Dessa forma, usuários de versões mais antigas do Android poderão instalar aplicativos desenvolvidos para a versão correspondente do sistema operacional.

O Google fez requisitos semelhantes para o upload de aplicativos. Atualmente, para publicar um aplicativo na Play Store, o software precisa direcionar o nível da API dentro de um ano da última versão principal do Android. Portanto, os novos requisitos são simplesmente medidas de segurança aprimoradas.

Veja também: Google abre inscrições para 26 cursos a distância gratuitos; alunos podem contar também com certificação gratuita!

Segundo o Google, a maioria dos apps da Play Store já seguem o novo padrão. Ainda assim, a empresa recomenda que os desenvolvedores consultem o Guia Técnico de Migração de Aplicativos e o artigo da Central de Ajuda sobre o tema. A empresa também disse que pode solicitar uma extensão de seis meses se o aplicativo não for atualizado até 1º de novembro.

Ou seja, fique ligado se algum aplicativo instalado no seu celular está desatualizado e busque uma nova versão.