Google cria ferramenta para bloquear celular roubado

Além do impacto financeiro que um celular roubado pode causar, essa situação é ainda mais preocupante devido à quantidade enorme de informações pessoais que guardamos nos nossos aparelhos. É comum ficarmos vulneráveis, já que os criminosos podem acessar dados de aplicativos financeiros e outras informações sensíveis.

Mas a boa notícia é que a Google está trabalhando em uma solução para esse problema. A empresa anunciou uma nova tecnologia que irá aumentar a segurança dos celulares Android em casos de furto ou roubo. Esse recurso vai bloquear o acesso ao aparelho, utilizando inteligência artificial para identificar se o celular foi arrancado das mãos da vítima.

E o Brasil será o primeiro país a receber essa novidade, que promete ser bastante útil. A ativação desse recurso acontecerá automaticamente em todos os dispositivos novos ou restaurados, e a previsão é que ele chegue ainda neste ano.

Como funciona o novo recurso da Google

Esse sistema de bloqueio automático da Google vai contar com uma inteligência artificial que percebe movimentos bruscos, que podem indicar um assalto. Se o sistema detectar uma ação abrupta, a tela do celular será bloqueada, e as funções que normalmente permitem desbloqueio rápido serão desativadas.

Uma das grandes vantagens é que essa ativação ocorrerá localmente, ou seja, não precisa de conexão com a internet. Isso garante que o bloqueio seja rápido, mesmo que a vítima não tenha acesso à rede.

A expectativa é de que essa tecnologia ajude a reduzir significativamente os furtos. Um aparelho bloqueado dessa forma se torna menos atrativo para os criminosos, aumentando a segurança dos usuários.

Quando essa tecnologia estará disponível no Brasil?

A Google informou que todos os aparelhos Android que chegarem ao mercado brasileiro ou forem restaurados para as configurações de fábrica a partir do segundo semestre de 2025 já estarão habilitados para usufruir desse bloqueio automático.

E o melhor: não será preciso fazer nenhuma configuração manual para ativar essa função. Essa novidade traz praticidade em um momento em que os casos de roubo e furto têm aumentado e ajuda a dar mais tranquilidade para o usuário.