Para mandar no ‘zap’: 3 golpes que todos os idosos deveriam conhecer

Prejuízos podem ser gerados por simples atividades mal observadas. Veja mais.

GOLPES DO ZAP! Você, ou alguém que conheça, já foi vítima de algum golpe financeiro? De acordo com uma pesquisa feita pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), 22% das pessoas já passaram por isso.

As principais vítimas, segundo a pesquisa, são idosos com mais de 60 anos, que correspondem por 30% do total. Então, para alertá-los dessas atividades, trouxemos uma lista com 03 golpes que comumente é feito. Veja mais a seguir.

Fique em alerta diante desses golpes. (Imagem: Divulgação).

3 golpes que todos os idosos deveriam conhecer

Pescaria Digital

Você com certeza já recebeu um e-mail, SMS, WhatsApp ou mensagem em alguma rede social com um link no mínimo suspeito. Em momentos como esse é muito importante ter calma e atenção, pois você provavelmente está sendo alvo de uma prática bastante comum na Internet: o phishing.

A saber, o phishing é um termo que remete a uma “pescaria digital”. Por meio deles as pessoas com má intenção (os golpistas) buscam obter senhas e dados pessoais de diversos usuários por meio de iscas, como links maliciosos e até páginas falsas construídas com esse único objetivo.

Mas existem algumas medidas simples que podem evitar uma grande dor de cabeça para você. Antes de tudo, nunca abra ou clique em links de e-mails com destinatário desconhecido. Mantenha sempre seus programas de antivírus atualizados e evite downloads automáticos; ou recuse pedidos de download que você não concorda ou conhece por inteiro.

Falso sequestro pedindo dinheiro

Esse também é um golpe normalmente aplicado em pessoas idosas, com a intenção de extorquir valores, alegando que sequestraram um filho ou parente da vítima. Quem recebe a ligação suspeita deve, primeiramente, manter a calma. Escutar muito e falar quase nada é essencial!

Uma dica é utilizar um nome fictício incomum para seu parente e observar se o golpista passa a repetir esse nome como se estivesse com alguém em seu poder. Mesmo que ele saiba o nome de um dos seus parentes e acerte de primeira, não significa que ele esteja com a pessoa.

Por fim, ao receber esse tipo de ligação, a prudência recomenda não fazer nenhuma promessa; ou seja, não combinar nenhum pagamento.

Veja também: Confirmada novas regras do INSS para garantir a aposentadoria em 2023 

Veja mais um…

Venda de produtos em postos de gasolina

Diferente das situações acima, muitas vezes esses golpes podem ser aplicados por prestadores de serviço de nosso cotidiano. Veja bem, recentemente, o programa “Fantástico” (Globo), mostrou em uma reportagem como funcionava um esquema de redes de postos de gasolina para enganar os consumidores.

Na reportagem, a empresa é uma rede de postos de gasolina na região metropolitana de Porto Alegre, e a meta era enganar cada vez mais motoristas para vender produtos superfaturados e, na maioria das vezes, desnecessários. Assim os clientes que iam para abastecer o carro e saiam com uma conta caríssima em produtos para o carro.

Golpes como estes geram prejuízos financeiros altíssimos, e, independentemente de conseguir seu dinheiro de volta, os transtornos emocionais são inevitáveis.

Veja também: Nova bolada para aposentados: Caixa deve pagar R$ 5 bilhões retroativos