A Black Friday está chegando: confira quais os GOLPES mais comuns nessa época para se proteger contra eles!

Com a chegada da Black Friday, é indispensável atentar-se aos possíveis golpes e evitar levar grandes prejuízos financeiros, além das demais fraudes aplicadas às vítimas.

Ano após ano, a Black Friday segue sendo uma das datas mais esperadas pelos cidadãos brasileiros. Trata-se de uma data extremamente ansiada justamente pela decorrência dos milhares de descontos apresentados pelas mais diversas empresas possíveis, deixando vários produtos com ofertasirresistíveis.

No entanto, apesar da Black Friday ser extremamente interessante, é preciso ter muito cuidado. Isso porque a data faz com que, infelizmente, os golpes estejam mais em alta do que nunca, afinal, as pessoas realizam diversas movimentações financeiras a cada segundo.

Levando isso em conta, existem algumas dicas que podem ajudar as pessoas a identificar quando um golpe está sendo aplicado, e assim, aproveitar a Black Friday da melhor maneira possível. É preciso atentar-se aos detalhes!

Black
Como evitar levar grandes prejuízos / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Saiba quais são os golpes mais comuns da Black Friday

Golpe da ‘mão fantasma’

O Pix se tornou o meio de pagamento oficial dos cidadãos brasileiros. Neste momento, a transação é a principal entre os consumidores locais, tendo em vista todas as facilidades propostas por ela. No entanto, os golpistas encontram diversas formas de ‘burlar’ o sistema do Pix, e uma delas é através da ‘mão fantasma’.

Nesse tipo de golpe, os golpistas basicamente afirmam vender um produto X, e para que o cliente realize o pagamento, é enviado um link. Entretanto, esse link conta com diversos vírus, e dá aos golpistas o total controle sobre o aparelho celular. Logo, no momento do envio do Pix, os golpistas conseguem alterar o valor do pagamento.

Golpes das lojas falsas

Esse golpe costuma acontecer com aa lojas virtuais, afinal, são golpes um tanto quanto ‘fáceis’ de serem aplicados. Basicamente, os golpistas criam lojas falsas, na maior parte das vezes, utilizando grandes nomes, como Magazine Luiza, Americanas, entre outras. Dessa forma, ao comprar o produto, a vítima perde totalmente o dinheiro, afinal, aquele item não existe, nem mesmo a loja.

Golpe da maquininha

Outro golpe extremamente popular é o golpe da maquininha. Nesse caso, a vítima compra um produto no valor X, e ao realizar o pagamento, o golpista altera o valor da maquininha de cartão para Y. Assim sendo, na maior parte das vezes, isso acontece através dos pagamentos via QR Code.

Veja também: Multa por atitude SIMPLES no trânsito: R$ 130,16, cuidado!

Veja como se proteger

Contra o golpe da ‘mão fantasma’

  • Jamais acesse links de pagamento;
  • Sempre solicite a chave Pix específica para efetuar o pagamento de um produto, conferindo os dados de envio;
  • Jamais, sob hipótese alguma, permita que sites acessem seus aplicativos.

Lojas falsas

  • Antes de realizar compras em qualquer site, verifique a reputação do link na internet;
  • É sempre importante verificar cada ponto, vírgula ou letra dos links, afinal, às vezes, a alteração é quase imperceptível;
  • Opte por realizar compras em aplicativos oficiais.

Maquininha

  • Antes de realizar um pagamento, sempre confira todos os dados, incluindo valor;
  • Jamais autorize transações em valores adulterados;
  • Opte por pagamentos via chave Pix.

Ademais, caso algum golpe seja aplicado, é pertinente abrir um boletim de ocorrência.

Veja também: PERIGO no WhatsApp: novo golpe amedronta brasileiros