Golpe dos CORREIOS ainda faz diversas vítimas no país: saiba identificar!
Criminosos estão se passando pelos Correios para fazer vítimas que estão aguardando a chegada de encomendas.
Com o aumento das compras online, os golpistas têm se aproveitado do grande volume de transações para aplicar fraudes cada vez mais sofisticadas.
Um dos golpes mais comuns atualmente envolve criminosos que se passam por servidores dos Correios para enganar consumidores e roubar dinheiro.
Basicamente, os criminosos utilizam táticas bem pensadas, como o envio de mensagens via SMS, e-mail ou WhatsApp, afirmando que há uma encomenda retida devido a supostas taxas alfandegárias pendentes.
Criminosos se passam por servidores dos Correios para enganar vítimas
O golpe dos Correios é uma estratégia em que os golpistas se disfarçam de representantes legítimos da empresa para enganar as vítimas.
Após enviar uma mensagem alegando que há uma encomenda retida, eles fornecem um link falso que redireciona a vítima para um site que captura dados, mas que imita perfeitamente o site oficial dos Correios.
Nesse site, os golpistas solicitam o pagamento de uma taxa para liberar a entrega do produto, alegando que essa é a única forma de resolver o problema.
Muitos consumidores, acreditando na verdade da mensagem, acabam realizando o pagamento, sem perceber que estão caindo em uma fraude.
É importante destacar que os Correios nunca solicitam pagamentos por meio de links externos ou sites não oficiais, e essa prática é uma clara indicação de que se trata de uma tentativa de golpe.
Veja mais: Polícia faz ALERTA sobre golpe envolvendo os CORREIOS; fique atento!
Como evitar cair nesse golpe?
Para evitar cair nesse tipo de golpe, siga estas dicas:
- Verifique o endereço do site (URL): Certifique-se de que o site acessado é o oficial dos Correios, que é www.correios.com.br.
- Desconfie de prazos urgentes: Mensagens que criam um senso de urgência podem ser um sinal de fraude.
- Fique atento a erros de ortografia e gramática: Mensagens oficiais geralmente são bem redigidas e sem erros evidentes.
- Utilize apenas canais oficiais: Faça pagamentos e acompanhe suas encomendas apenas pelo aplicativo ou site oficial dos Correios.
- Nunca clique em links suspeitos: Evite clicar em links enviados por e-mail, SMS ou WhatsApp sem verificar sua autenticidade.
Saiba mais: Golpe do 0800 faz 5 MIL vítimas por HORA: veja como se proteger
Fui vítima do golpe dos Correios, o que eu faço?
Agora, se você foi vítima do golpe dos Correios, é fundamental agir rapidamente para minimizar os danos.
Primeiro, entre em contato imediatamente com seu banco ou operadora de cartão de crédito para bloquear a transação e evitar mais prejuízos.
Em seguida, reúna todas as evidências do golpe, como capturas de tela das mensagens e registros de comunicação, e denuncie o caso às autoridades competentes, como a polícia e os órgãos de defesa do consumidor.
Denunciar é importante não apenas para tentar recuperar o dinheiro perdido, mas também para ajudar a combater essa prática criminosa e proteger outras pessoas de caírem na mesma armadilha.
Não perca: Recebeu um Pix ERRADO? Cuidado, pode ser GOLPE! Saiba como fugir