Golpe do pix já soma MILHARES de vítimas: saiba como se proteger

De acordo com um levantamento de cibersegurança, os golpes envolvendo pagamentos online aumentaram. Veja como os golpistas agem.

O golpe do Pix já afeta milhares de brasileiros, de acordo com a companhia análitica Fico. O levantamento da empresa especialista em digital apontou dados assustadores sobre o Pix. A forma de pagamento foi lançada no país em 2020, pelo Banco Central, e em pouco tempo já se tornou a queridinha dos brasileiros. 

Conforme um relatório emitido pelo Banco Central no início deste ano, o método de pagamento já movimentou trilhões de reais, apenas em 2022. Ou seja, muitas pessoas utilizam a ferramenta. Basta ter um celular com acesso a internet, um app do banco, que é possível pagar e receber pelo método do Banco Central. 

Através de uma chave, que pode ser e-mail, CPF, CNPJ, número de celular, entre outros, a pessoa pode pagar ou receber dinheiro. Mas, é importante tomar cuidado com o golpe do Pix. 

Golpe-do-pix-já-soma-MILHARES-de-vítimas
Saiba o que é o golpe do Pix – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Golpe do Pix preocupa brasileiros

Antes de mais nada é importante deixar claro que não existe apenas um golpe do Pix. Os criminosos podem agir de várias formas para roubar dinheiro das vítimas. A boa notícia é que há como se proteger e se prevenir. Em geral, a maioria dos golpes ocorrem por falta de medidas de segurança dos clientes. Os bancos possuem um sofisticado sistema de cibersegurança.

Para se prevenir, então, as pessoas precisam prestar atenção em regras básicas de segurança online. Mas antes vamos falar sobre os principais tipos de golpes. Em primeiro lugar, existe o golpe do QR Code ou chave falsa. A pessoa acredita que está pagando para alguma loja, ou empresa, mas está, na verdade, enviando dinheiro ao golpista. 

Outro golpe do Pix comum é quando os hackers têm acesso às informações bancárias dos clientes, como senha do app do banco, dados do cartão, entre outros. Assim, é possível acessar a conta da pessoa e enviar dinheiro para os golpistas. 

Por fim, a última fraude é quando os golpistas pedem dinheiro emprestado, se passando por algum contato da vítima. Na verdade, esse golpe já existia antes do Pix, mas após a criação da forma de pagamento tornou-se mais comum no país. 

Abaixo, você pode conferir como se proteger dos golpes envolvendo o Pix. 

Veja também: Saiba quais são os PRINCIPAIS GOLPES do PIX e evite perder dinheiro; cuidado!

Saiba como se proteger de todos os golpes

Conforme já explicado, a proteção se faz com a prevenção. Quando o golpe do Pix ocorre, o cliente pode tentar reverter a situação. É possível fazer isso trocando senhas e entrando em contato com o banco. Mas, é algo trabalhoso que pode ser evitado. 

Em primeiro lugar, é importante verificar os dados bancários antes de realizar uma transação via QR Code ou por chave aleatória. Se for possível, entre em contato com a empresa para confirmar os dados. Evite comprar de lojas desconhecidas e dê preferência para estabelecimentos de confiança. 

Por fim, é necessário tomar cuidado com a exposição de dados na internet. Para evitar o golpe do Pix de hackers, a pessoa precisa saber quais sites acessa. Evite clicar em links recebidos por e-mail ou SMS e desconfie de promoções com condições super especiais. 

Veja também: REVELADO: ESTES são os golpes mais feitos da internet