Globo reexibe cinco novelas clássicas do passado

No mês passado, a Globo reiniciou o Projeto Resgate do Globoplay, que havia sido interrompido em março de forma inesperada. Com isso, os fãs de novelas antigas poderão comemorar, pois cinco produções dos anos 1970, que estão preservadas em sua totalidade ou de forma compacta, serão disponibilizadas para assinantes nos próximos meses.

As novelas que serão reintroduzidas são:

### Irmãos Coragem (1970)
“Irmãos Coragem” é uma das produções mais icônicas da história da Globo. Esta novela é a mais antiga do acervo da emissora. Durante sua gestão no Globoplay, o ex-diretor Erick Brêtas havia anunciado que a novela marcaria, simbolicamente, o fim do Projeto Resgate em 2027. Contudo, alterações na administração podem mudar esse cronograma.

A trama possui um total de 328 capítulos, mas, por enquanto, apenas 130 estão acessíveis. No elenco, destacam-se grandes nomes como Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Marzo e Cláudio Cavalcanti. Apesar da quantidade reduzida de episódios disponíveis, a essência da história é mantida.

### Selva de Pedra (1972)
“Selva de Pedra” é famosa por ser a única novela brasileira a ter alcançado 100% de audiência. A transmissão continuou mesmo após a proibição de “Roque Santeiro”, e a Globo exibiu um compacto de 75 capítulos da trama escrita por Janete Clair. Com 243 capítulos no total, a novela empregou cerca de 400 fitas de videoteipe, que foram posteriormente reutilizadas devido ao alto custo do material, algo comum na época. Felizmente, essa obra foi preservada, evitando até mesmo os danos do incêndio na Globo em 1976.

A história segue Cristiano Vilhena, interpretado por Francisco Cuoco, um jovem ambicioso que tenta subir na vida a qualquer custo, inclusive planejando um atentado contra a mulher, Simone, vivida por Regina Duarte, para se casar com a rica Fernanda. Ao se arrepender, ele foge do altar, desencadeando uma série de problemas e vinganças.

Houve um remake da novela em 1986 com um novo elenco, incluindo Fernanda Torres e Tony Ramos, no entanto, não obteve a mesma popularidade da versão original.

### Senhora (1975)
“Senhora” foi um marco na faixa das seis da Globo por ser a primeira novela exibida em cores nesse horário. A trama é uma adaptação de Gilberto Braga da obra de José de Alencar. A nova versão conta a história de Aurélia, interpretada por Norma Blum, que, após ser rejeitada por Fernando Seixas, decide se casar com ele ao receber uma herança e apresentar um dote generoso. O relacionamento deles é repleto de desentendimentos e mágoas.

Embora ainda não exista uma data oficial de estreia, a emissora assegurou a preservação de todos os 80 capítulos dessa novela.

### Maria, Maria (1978)
“Maria, Maria” foi a primeira novela de Manoel Carlos na Globo, exibida entre janeiro e junho de 1978, ambientada na Chapada Diamantina no início do século XX. A protagonista, interpretada por Nívea Maria, vive duas facetas: Maria Alves e Maria Dusá.

Esta novela também se salvou do destino de muitas produções que foram perdidas ao longo dos anos, com todos os 119 capítulos preservados.

### Te Contei? (1978)
Embora não seja tão famosa quanto outras produções de Cassiano Gabus Mendes, “Te Contei?” também conseguiu ser preservada. Exibida de março a setembro de 1978, a trama é centrada nos personagens Leo, interpretado por Luis Gustavo, e Maria Cláudia. Ao contrário de muitos sucessos que foram apagados, “Te Contei?” será disponibilizada na íntegra, embora ainda não haja uma data definida para a sua estreia.

Essas novelas reintroduzidas representam um importante pedaço da história da televisão brasileira, trazendo de volta memórias e narrativas que marcaram várias gerações.