O INSS começou a liberar os pagamentos referentes ao mês de julho a partir do dia 25. A prioridade nessa primeira fase é para quem recebe até um salário mínimo, com datas de depósito baseadas no final do número do benefício. Essa organização no calendário facilita a vida de todos e permite que cada um saiba antecipadamente quando o dinheiro estará disponível na conta.
Para quem recebe mais do que o salário mínimo, os depósitos começam no dia 1º de agosto, se estendendo até o dia 7. Isso significa que esse grupo pode programar suas despesas e evitar surpresas. A divisão dos pagamentos ajuda a distribuir melhor o fluxo nas agências e também evita filas, tanto no atendimento presencial quanto no digital.
Quem recebe até um salário mínimo deve ficar atento ao seguinte calendário: quem tem o final 1 do benefício recebe em 25 de julho; 2 em 28; 3 em 29; 4 em 30; 5 em 31; e 6 no dia 1º de agosto. Depois, os que têm finais 7, 8, 9 e 0 recebem nos dias 4, 5, 6 e 7 de agosto, respectivamente.
Para os beneficiários que têm valores mais altos, o pagamento dos benefícios será feito da seguinte forma: quem tem final 1 e 6 recebe no dia 1º de agosto; aqueles com finais 2 e 7 no dia 4; finais 3 e 8 no dia 5; finais 4 e 9 no dia 6; e finais 5 e 0 no dia 7. Essa estratégia ajuda a organizar o pagamento de forma eficiente.
Vale lembrar que o INSS, todos os meses, faz mais de 40 milhões de pagamentos. Dessa quantidade, cerca de 28,2 milhões vão para aqueles que recebem até um salário mínimo, e aproximadamente 12,3 milhões para quem ganha acima desse valor.
Como acompanhar o calendário de pagamentos do INSS?
Se você quer saber quando vai receber, é fácil! Basta acessar o site ou usar o app Meu INSS, que exige login via Gov.br. Na aba “Extrato de Pagamento”, você encontra todas as informações sobre o seu benefício antes que o depósito caia.
Caso surjam dúvidas ou você perceba qualquer cobrança indevida, o INSS disponibiliza o telefone da Central 135 para esclarecimentos. Além disso, através do Meu INSS, é possível contestar descontos que você considere errados.