Geely EX5 é elétrico e oferece pacote refinado a preço de SUV
A Geely, montadora chinesa que agora faz parte da aliança com a Renault, iniciou as vendas do EX5, um SUV médio 100% elétrico. Este modelo marca o retorno da empresa ao mercado brasileiro e está disponível em duas versões: a EX5 Pro, com preço de R$ 205.800, e a EX5 Max, custando R$ 225.800. Ambos os valores estão R$ 10 mil acima do que foi praticado durante a pré-venda, que terminou recentemente.
O Geely EX5 possui 4,61 metros de comprimento, 1,90 metro de largura e uma distância entre-eixos de 2,75 metros. Ele vem para competir com outros SUVs híbridos, como o BYD Song Plus e o GWM Haval H6. No entanto, sua principal característica é ser totalmente elétrico. O modelo é equipado com um motor dianteiro que gera 218 cv de potência e 32 mkgf de torque. A bateria possui capacidade de 60,2 kWh, oferecendo autonomia variável entre as versões.
De acordo com o Inmetro, a versão EX5 Pro pode percorrer até 413 km com uma única carga e acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Por outro lado, a EX5 Max possui uma autonomia de 349 km e leva 7,1 segundos para completar a mesma aceleração, mas oferece um pacote de equipamentos mais completo. Essa versão conta com controle de cruzeiro adaptativo (ACC), teto solar, rodas de 19 polegadas e bancos dianteiros com função de massagem. Ambas as versões vêm com uma central multimídia de 15,4 polegadas, compatível com Android Auto e Apple CarPlay, além de bancos com ajustes elétricos e um bom conjunto de segurança.
A diferença de autonomia entre as versões se deve ao peso adicional e ao funcionamento de itens da versão Max, que consomem mais energia. No entanto, a Geely acredita que a diferença de preço de R$ 20 mil não irá afetar as vendas da versão mais acessível, que oferece uma autonomia favorável.
O EX5 já está disponível nas primeiras concessionárias da Geely no Brasil, que contam com 23 lojas localizadas em 19 estados. A primeira foi aberta em São José dos Pinhais, Paraná, onde está situada a fábrica da Renault. Uma loja em São Paulo está prevista para ser inaugurada em agosto. Além das concessionárias, a Geely também montou estandes em 22 shoppings de todo o país.
No que diz respeito ao suporte, a Geely vai compartilhar a infraestrutura de logística, distribuição de peças e serviços pós-venda com a Renault. Isso significa que algumas concessionárias funcionarão em parceria com revendas Renault, oferecendo um sistema de serviços integrado.
O design exterior do EX5 é considerado genérico, o que pode atrair consumidores que preferem discrição. Por outro lado, o interior é elegante, com materiais de qualidade, fazendo o SUV parecer mais caro do que realmente é. O isolamento acústico é eficaz, garantindo um ambiente silencioso, característica comum entre os veículos elétricos.
A suspensão do EX5 é voltada para o conforto, absorvendo bem os impactos de buracos e valetas. O motor elétrico proporciona boas respostas em aceleração, com um desempenho que mantém eficiência energética. O peso de 1.750 kg é relativamente leve para um SUV elétrico, permitindo uma boa performance em estrada.
A cabine é bem equipada, apresentando um apoio de pés elétrico para o passageiro da frente, enquanto o ar-condicionado é de uma zona, o que pode ser visto como uma limitação, considerando a modernidade do veículo. O sistema de infotainment é intuitivo, semelhante ao de um tablet, e inclui um Head-Up display que facilita a visualização de informações essenciais enquanto se dirige.
Em resumo, o Geely EX5 oferece conforto e desempenho, com uma autonomia consistente e um pacote de equipamentos robusto. No entanto, seu design mais discreto pode não se destacar tanto em meio a outros SUVs do mercado.