Nos dias quentes, a preocupação com a desidratação em gatos aumenta bastante. Mas você já parou para pensar por que muitos felinos evitam a água? Essa questão tem tudo a ver com os instintos deles, que vêm lá das suas origens evolutivas.
Os gatos domésticos são descendentes do gato-selvagem-africano, um felino que vivia em regiões áridas. Eles aprenderam a extrair a água das suas presas, e essa habilidade ainda impacta o comportamento dos nossos bichanos de hoje em dia.
É importante que os tutores fiquem atentos ao consumo de água dos gatos. Muito deles preferem evitar a água parada, optando por fontes com água em movimento, que para eles parecem mais frescas e seguras.
Mantendo a água sempre fresca
Um dos fatores mais relevantes para incentivar o consumo de água nos gatos é a qualidade do líquido que oferecemos. Os felinos geralmente rejeitam tigelas que não são limpas frequentemente ou cuja água não está fresquinha.
Essa rejeição se deve à aversão natural dos gatos a fontes de água que aparentam estar sujas ou contaminadas. Por isso, manter a água sempre limpa e fresca é super importante para que eles se mantenham hidratados.
Atratividade das fontes de água
Uma dica útil para estimular os gatos a beberem mais água é investir em fontes de água corrente. Eles costumam ser atraídos por água em movimento, que imita a sensação de uma fonte limpa na natureza.
Os bebedouros elétricos são uma ótima solução, pois mantêm a água fresca e tornam o ato de beber mais interessante para os felinos, aumentando as chances de que eles se mantenham hidratados.
Alimentos úmidos
Além de oferecer água, outra maneira de garantir que seu gato se hidrate bem é através da alimentação úmida. Os alimentos em sachês e enlatados têm uma alta porcentagem de umidade e ajudam a suprir as necessidades hídricas dos bichanos. Essa dica é especialmente valiosa para os gatos que fogem da água em estado líquido.
Outras estratégias que podem ser úteis incluem adicionar um pouco de caldo de carne ou peixe à água, para deixá-la mais saborosa, e distribuir potes de água por diferentes locais da casa. Também é bom evitar bebedouros de plástico, pois eles podem alterar o sabor da água, especialmente em dias mais quentes.