Fusca automático de 1970 é exibido em São Paulo
Um Fusca automático de 1970, fabricado na Alemanha e que nunca foi vendido oficialmente no Brasil, agora pode ser admirado em São Roque, interior de São Paulo. Essa raridade está em exibição no Museu Dream Car e tem despertado a curiosidade de muitos amantes de carros antigos e colecionadores.
Esse Fusca não é apenas mais um carro, mas uma parte significativa da história automotiva. A maioria dos brasileiros nem imagina que exista um modelo com câmbio automático, que é um produto original da Volkswagen, não fruto de adaptações.
Um achado raro que veio de Lima, no Peru
Márcio Guerino, um colecionador e apaixonado por veículos da Volkswagen, é quem trouxe essa preciosidade ao Brasil. Ele sempre se perguntou se um Fusca automático realmente existia e decidiu investigar.
Após uma busca minuciosa na internet, encontrou um exemplar perfeito no acervo de um colecionador em Lima. Depois de meses de negociação, em março de 2024, o carro chegou ao Brasil em um navio, com apenas 55 mil quilômetros rodados — um achado realmente extraordinário considerando seus mais de 50 anos.
Como funciona esse Fusca automático? Spoiler: é diferente do que você imagina
O câmbio deste Fusca não é do tipo automático que conhecemos hoje. Na verdade, ele é um sistema engenhoso chamado Autostick, desenvolvido no final dos anos 60. Os engenheiros da Volkswagen eliminaram a primeira marcha e o pedal de embreagem, substituindo-os por um conversor de torque hidráulico. Isso permite que a embreagem funcione automaticamente, sem que o motorista precise intervir.
Porém, ainda é necessário selecionar as marchas manualmente. A grande sacada é que o motorista não precisa pisar no pedal da embreagem, facilitando a condução, especialmente para a época.
O câmbio oferece três marchas e uma marcha à ré:
- “L” (Low): a antiga segunda marcha, ideal para subidas e terrenos desafiadores.
- “1”: equivalente à terceira marcha da caixa manual, ótima para o trânsito urbano.
- “2”: substitui a quarta marcha e é perfeita para viajar.
O motor que equipa o Fusca é o clássico boxer de quatro cilindros, de 1.500 cilindradas, que entrega 52 cavalos de potência. Mesmo após tantos anos, esse desempenho era muito respeitado nos anos 70.
Estilo alemão e tecnologia à frente do seu tempo
Além do excelente sistema mecânico, o design do Fusca automático também é notável. Algumas diferenças são facilmente percebidas quando comparamos com os modelos produzidos no Brasil. A plaquinha “Automatic” na tampa do motor é um dos primeiros indicativos de que este não é um Fusca comum.
As janelas laterais e o para-brisa são maiores, proporcionando mais conforto e visibilidade. E as rodas "mexicanas", que não existem nos modelos brasileiros, acrescentam um charme especial.
Ele também vem equipado com itens que só seriam introduzidos no Brasil muitos anos depois, como o retrovisor direito, o pisca-alerta e o marcador de combustível no painel.
Onde e como visitar essa raridade
Se você ficou curioso para ver de perto essa joia, o Museu Dream Car, em São Roque, é o lugar certo. Além do Fusca automático, o museu abriga diversas outras obras-primas da história automotiva, desde clássicos da Volkswagen até muscle cars americanos.
Serviço do Museu Dream Car
Endereço: Estrada do Vinho, número 7.901, São Roque, São Paulo
Horário de funcionamento:
- Terça a quinta: das 9h às 18h
- Sexta e sábado: das 9h às 19h
- Domingo e feriados: das 9h às 18h
Ingressos:
- R$ 39,90 (durante a semana)
- R$ 42,99 (meia: estudantes, idosos, professores, policiais e PcD)
- R$ 85,99 (inteira, no fim de semana e feriados)
Um passeio por esse museu é uma oportunidade não apenas para ver o Fusca automático, mas para mergulhar no fascinante mundo dos carros clássicos.