ALERTA! Veja como desativar a função que pode colocar em RISCO o seu PIX

Poucas pessoas sabem, mas existe uma função do Pix que coloca a segurança do brasileiro em risco. Aprenda a desativá-la.

O Pix é uma forma de pagamento criada em 2018, mas lançada aos brasileiros em 2020 pelo Banco Central. De acordo com o órgão, mais de R$ 20 bilhões foram feitos em transações usando o método em 2022. Os brasileiros aceitaram a ferramenta muito bem. Muitas empresas e marcas já a utilizam como forma de pagamento, o que gera maior praticidade, principalmente em compras online. 

De forma geral, para realizar o pagamento Pix é necessário ter o app do banco instalado. Nenhuma pessoa física precisa pagar taxas pelas transações, de acordo com o BC. No entanto, ainda existem alguns problemas com segurança. Uma função muito usada pelos brasileiros pode ser desativada para diminuir os riscos de usar a forma de pagamento. Continue lendo esta matéria para saber como se proteger. 

PIX-AMEAÇADO-K
Saiba como proteger o seu Pix – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quer ficar salvo ao fazer o Pix? Confira esta dica de segurança 

Antes de mais nada, é importante deixar claro que algumas pessoas podem sofrer com golpes do Pix. Existem várias formas de acontecer – e grande parte delas não têm relação com o sistema de segurança do banco. Na verdade, muitas vezes, é o próprio usuário que dá abertura para o golpe, seja por falta de conhecimento ou qualquer outro motivo. 

Mas, ainda sim, existem formas de hackear o telefone de alguém, por mais que a pessoa seja extremamente cuidadosa. Por essa razão, é necessário tornar o smartphone mais seguro. Vale destacar que grande parte dos celulares já possuem um sistema de segurança, não sendo necessário instalar antivírus nas lojas virtuais. 

O próprio usuário pode configurar manualmente. Caso o seu celular seja Android e já venha com o navegador Chrome instalado, é recomendado realizar algumas atitudes para ter mais segurança. Basta abrir o navegador do Google e rolar a tela para baixo, até a aba de segurança. Em seguida, o usuário deve desativar as seguintes funções: microfone, câmera e localização. 

Na realidade, ao fazer isso, o usuário não protege apenas o seu Pix. Essa atitude é para protegê-lo de vazamento de dados, de forma geral. Ou seja, a prática é útil para todas as ferramentas, inclusive para quem deseja fugir dos anúncios personalizados. 

Veja também: Restaurante quer me COBRAR 10% da taxa de serviço A QUALQUER CUSTO: realmente sou OBRIGADO a pagar a taxa do garçom?

Confira mais dicas para se proteger 

Conforme já mencionado, a falta de conhecimento faz com que muitos usuários caiam em golpes envolvendo o Pix. O principal caso é quando a pessoa é induzida a passar suas informações bancárias aos criminosos. O mesmo é válido quando elas realizam uma transferência para os golpistas ou clicam em links enviados por eles. 

Geralmente, os criminosos se passam por alguma empresa, oferecendo uma promoção imperdível. E então, pede para que a vítima clique em um link para se cadastrar. O link, pode conter algum tipo de vírus. Vale destacar que o contato pode ser feito por meio do WhatsApp, telefone celular, SMS, e-mail. O recomendado é só entrar em contato com a empresa, ou banco, pelos meios oficiais. 

Veja também: Shopee conquista BENEFÍCIO que a Shein já tinha: O QUE MUDA PRA VOCÊ?