Frio intenso é esperado para moradores desta região neste inverno

Neste inverno, a região Sul do Brasil, conhecida por suas temperaturas mais baixas, pode bater alguns recordes impressionantes. Com o influxo de uma massa polar, várias cidades da região se prepararam para o frio intenso, que trouxe até mesmo neve em alguns lugares.

Cidades como São Joaquim e Urupema, localizadas em Santa Catarina, registraram mínimas de -1 °C e -2 °C nas primeiras horas da manhã nos últimos dias. É o tipo de frio que faz qualquer um pensar duas vezes antes de sair de casa sem um bom agasalho! O Rio Grande do Sul também não ficou de fora, com Cambará do Sul vendo a neve e mínimas de 2,1 °C, enquanto São José dos Ausentes chegou a 4 °C.

O que causou esse frio intenso? Segundo a MetSul Meteorologia, a combinação da umidade de uma área de baixa pressão no Atlântico, junto com a chegada da massa de ar polar, é a responsável por essas temperaturas super baixas.

Frio deve amenizar na região Sul nos próximos dias

A segunda-feira (11) ainda trouxe temperaturas congelantes, mas as previsões apontam mudanças para o clima ao longo da semana. A partir de quarta-feira (13), a expectativa é por dias mais amenos, com temperaturas variando entre 2 °C de manhã e podendo chegar até 25 °C durante a tarde. Mas é bom ficar atento, porque o frio ainda pode dar as caras novamente.

Frente fria assola outras regiões do país

E não pense que o frio vai ficar restrito ao Sul. A partir desta quinta-feira (14), uma nova frente fria deve fazer com que outras áreas do Brasil também sintam a queda da temperatura. Capitais como São Paulo, no Sudeste, estão prontas para enfrentar madrugadas geladas. Além disso, estados da região Centro-Oeste podem ser impactados. O calor, por sua vez, só deve retornar após o dia 20.

Preparar-se para o frio é essencial! As temperaturas baixas pedem mais atenção e aconchego, então, é hora de tirar os cobertores do armário e aquecer os corações.