Fiz um PIX para a pessoa errada, e agora? Saiba o que fazer caso esse problema aconteça!

Muitas pessoas acabam enviando transferências via pix sem querer. Saiba o que fazer quando isso acontece!

O pix chegou para facilitar a vida financeira dos brasileiros e, até o momento, tem cumprido muito bem essa função. Tanto que, com o tempo, o Banco Central acabou liberando diversas modalidades, como o crédito, o troco e o saque, o bolepix, dentre outros. Entretanto, enviar uma transferência incorretamente é algo que pode acontecer sempre.

Caso você tenha passado por essa situação, que pode gerar sérios problemas financeiros, continue acompanhando a matéria abaixo para saber como reverter esse cenário mediante algumas dicas específicas.

Teve problemas ao enviar um pix? Veja como resolver a situação
Teve problemas ao enviar um pix? Veja como resolver a situação / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Enviei um pix errado, o que posso fazer para recuperar o dinheiro?

Primeiramente, uma dúvida muito comum entre os brasileiros é se dá para cancelar um pix que você enviou incorretamente. Infelizmente, como a transferência ocorre de forma instantânea, é impossível fazer o cancelamento do envio.

Antes de realizar uma transferência, é de suma importância que o cidadão confira os dados da pessoa que vai receber a quantia, de forma que poderá cancelar o envio antes que o problema ocorra. Agora, se isso já tiver ocorrido, saiba que é possível recuperar o dinheiro em algumas situações, como você verá abaixo.

Quando você sabe quem recebeu o pix

A princípio, se você enviou o pix errado para uma pessoa que você conhece, a melhor forma de reaver a quantia é entrar em contato com essa pessoa e solicitar a devolução dos valores. Para isso, a pessoa pode utilizar uma modalidade que já existe, que é a devolução do pix.

Mesmo se ela não souber como utilizar esse recurso, ela pode simplesmente realizar outra transferência com o mesmo valor para a sua conta.

Você não sabe quem teve acesso ao dinheiro

Agora, se você enviou o dinheiro e não sabe quem é a pessoa que recebeu, você pode entrar em contato com as informações da própria chave. Para isso, você pode utilizar o CPF, o e-mail, o telefone ou o nome completo da pessoa para entrar em contato e solicitar o dinheiro de volta.

Veja também: ESTES signos podem ganhar MUITO DINHEIRO nos próximos dias: fique atento

A chave pix era aleatória

Entretanto, se você enviou a transferência pix para uma pessoa com uma chave aleatória, o que você pode fazer é entrar em contato com a instituição financeira da pessoa (o banco cadastrado) e explicar a situação. Assim, ele poderá entrar em contato com o destinatário para resolver esse problema.

Fui vítima de golpe

Por fim, caso você tenha sido vítima de um golpe, também é possível reaver o dinheiro. Para isso, o Banco central disponibiliza um sistema chamado Mecanismo Especial de Devolução (MED). Para ter acesso a ele, você precisa entrar em contato com seu banco e informar o ocorrido.

Ao fazer isso, o banco vai analisar a transferência para constatar se realmente houve a ocorrência de um golpe. Se isso acontecer, você poderá recuperar o dinheiro. Contudo, se o golpe não for constatado, você pode não ter acesso aos valores que enviou.

Veja também: GANHAR DINHEIRO com o CELULAR: é possível VIVER DISSO?

Sem dinheiro para fazer uma trasnferência via Pix? Seu cartão de crédito pode ser a solução!

Quem nunca passou pela situação de precisar enviar um Pix de forma imediata, seja para pagar uma conta e/ou apenas por outras necessidades, mas não tinha o dinheiro total disponível na conta naquele momomento, passando por um grande perrengue?

Trata-se de algo completamente comum na vida de absolutamente todas as pessoas. Pensando nisso, algumas instituições financeiras já possibilitam que os clientes utilizem o cartão de crédito para realizar os pagamentos via Pix. Algumas delas são:

  • Nubank;
  • PicPay;
  • Mercado Pago;
  • Recarga Pay.

É importante mencionar que o Pix crédito conta com uma taxa de juros que pode variar de acordo com cada instituição. Por esse motivo, é sempre importante consultar as condições específicas.

Veja como funciona o pix crédito

Em suma, o pix possui diversas modalidades interessantes disponíveis para uso, que vão muito além da tradicional, que é uma simples transferência. Há, por exemplo, o pix saque, troco e, mais recentemente, o pix crédito. Basicamente, ele surgiu para rivalizar com os cartões e ajudar os usuários, de um modo geral.

Pense no seguinte cenário: você precisa muito realizar uma compra através do pix, mas não tem dinheiro disponível no banco. Ao invés de ficar sem o produto ou o serviço, você realiza um pagamento com a modalidade de crédito da ferramenta.

Com isso, o comerciante vai receber o valor integral da compra na hora e você poderá pagar por ela depois. Além disso, você também pode escolher parcelar, lembrando que passam a incidir taxas e juros, ok? Para saber se você pode fazer essa transferência, confira seu internet banking.

O que é o pix troco e o saque?

Em síntese, são duas opções diferentes de pix que fazem a mesma coisa, mas de maneiras diferentes. Funciona sa seguinte forma:

  • Pix saque: o saque permite que você chegue no local e utilize o QR Code ou o copia e cola para transferir um valor específico em dinheiro via pix para autenticar a operação com seu celular. Depois que isso acontece, você pode enviar a quantia e então o lojista vai te entregar o valor que você solicitou em notas físicas, funcionando como um saque no caixa;
  • Pix troco: já o troco funciona da mesma forma, a diferença é que, após a autenticação do celular, você deve enviar uma quantia que vai conter o valor que você deseja retirar e algo a mais para comprar alguma coisa na loja. Ou seja, você deve realizar a compra com o dinheiro extra que quer sacar, ao invés de simplesmente retirar o dinheiro na loja.