Final original contou com sacrifício de Raquel

Revelações sobre o Final de Vale Tudo

A novela Vale Tudo, um dos marcos da televisão brasileira, é conhecida principalmente pelo seu enigma: "Quem matou Odete Roitman?". Este mistério, que foi o clímax da trama original exibida entre 1988 e 1989, também será retratado no remake que está previsto para 2025.

Originalmente, a solução para a morte de Odete foi uma decisão tomada de forma apressada pelos três autores da novela — Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A mudança se fez necessária devido à extensão inesperada da novela, que acabou ganhando mais 24 capítulos. O desfecho, que surpreendeu e prendeu a atenção do público, se tornou um referencial na teledramaturgia. A cena da morte de Odete Roitman, interpretada por Beatriz Segall, e a revelação da assassina, Leila, interpretada por Cássia Kiss, ficaram marcadas na memória coletiva dos telespectadores.

Além do mistério da morte de Odete, o final que estava inicialmente planejado pelos autores envolvia um crime diferente. Na versão original, a grande reviravolta teria sido a revelação de que Raquel, personagem de Regina Duarte, era capaz de tudo pela filha, Maria de Fátima, interpretada por Glória Pires. A ideia era que Maria de Fátima cometesse um crime ao matar Marco Aurélio, personagem de Reginaldo Faria. Raquel, então, descobriria o crime e se entregaria à polícia para proteger a filha.

No entanto, essa trama não se concretizou e, como resultado, a morte de Odete ganhou protagonismo. Essa mudança não apenas trouxe um desfecho inesperado, mas também uma nova dinâmica à história, que se estendeu até o início de janeiro de 1989.

Com a expectativa do remake, o público aguarda para ver como esses elementos clássicos da novela serão reimaginados e como novos enredos poderão ganhar vida na tela. Vale Tudo se firmou como um ícone da TV brasileira, e as novas abordagens prometem manter a essência que conquistou tantas gerações.