FIM do ChatGPT? Inteligência artificial registra QUEDA DRAMÁTICA de acessos

A Open AI está preocupada após perceber uma queda no número de vistas no site do software. Veja o que está acontecendo

O ChatGPT foi lançado há menos de um ano e já configura como um dos sites mais importantes do mundo. Afinal de contas, trata-se de uma inovação no mundo da tecnologia. O que antes era apenas pensado em filmes de ficção científica, se tornou real. O software pode ser usado para pesquisar e para solucionar questões difíceis. Além do mais, faz textos, cálculos e até designs. 

É natural que muitas pessoas tenham a curiosidade de acessar o ChatGPT. Mesmo assim, o número de visitas no site caiu, de acordo com um relatório SimilarWeb, empresa de análise de tráfego. Vale destacar que se trata da primeira vez desde que o software foi lançado que isso acontece. Então, a Open AI -desenvolvedora da plataforma está preocupada. 

FIM-do-ChatGPT
ChatGPT se preocupa com o seu fim – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

O que está por trás da queda de uso do ChatGPT 

Antes de mais nada é importante explicar que o ChatGPT teve um número de visitantes 5,7% menor em junho, se comparado a maio. O número de acessos caiu 9,7%. Contudo, o que mais preocupa a Open AI é o que os usuários antigos passaram 8,5% menos tempo do que em maio deste ano. Os dados revelam que tanto os usuários novos, como os mais velhos, estão perdendo interesse na tecnologia. 

Por outro lado, desde que o ChatGPT foi lançado, diversas empresas começaram a investir em IA. É natural que, com uma concorrência maior, o número de visitantes do site diminua. Não há como falar que a plataforma vai deixar de existir ou fracassar apenas com esses dados. Vale salientar que o site da Open AI continua na lista das 20 páginas mais importantes do mundo – com 1,5 bilhões de pessoas visitando diariamente. Mesmo com a queda no número de visitantes, o software continua impactando no mundo tecnológico e atraindo novos usuários. 

Veja também: 4 maneiras de GANHAR dinheiro com o TikTok: você precisa conferir!

Confira quais são os principais fatores que explicam a queda do chatbot

Existem algumas explicações para o motivo da queda. É natural que, ao lançar uma novidade, o público fique interessado pelo novo produto ou serviço de uma empresa. Com o tempo, a curiosidade deixa de existir e se transforma em necessidade. Ou seja, muitas pessoas se cadastraram no site, mas não o usavam em suas vidas. 

Outro ponto que deve ser levado em consideração é o aumento da demanda por softwares de IA. Embora seja o mais completo, outras empresas anunciaram que vão lançar ferramentas parecidas com a do ChatGPT. Dessa forma, é natural que a queda do tráfego aconteça em algum momento. 

Por mais que o ChatGPT seja uma ferramenta completa, ainda possui algumas limitações. Seu banco de dados é de 2021, fazendo com que muitas informações estejam desatualizadas. Além do mais, é necessário verificar se o bot disponibiliza todos os dados de forma correta, uma vez que ele se baseia em conteúdos já publicados na internet. Ou seja, é possível se deparar com algumas informações falsas. 

Veja também: Novo recurso é testado pelo WhatsApp e SURPREENDE usuários brasileiros