A vida na Terra vai ACABAR? Confira as teorias sobre o fim do planeta

Extinção das espécies já aconteceu antes e pode estar mais perto do que você imagina.

Aquecimento global, invasão alienígena, queda de meteoro e tantas outras teorias fazem parte de uma única pergunta, a vida na Terra vai acabar um dia?

Não é de hoje que religiosos, cientistas e teóricos em geral buscam desvendar os mistérios que envolvem a existência do universos e o futuro do planeta Terra. Mas calma, não é como se tudo que nós conhecemos fosse acabar de uma hora pra outra.

As divergências começam a partir do surgimento dos primeiros seres vivos que habitaram a Terra e são usadas de base para afirmar que não é “quando”, mas “se” o nosso planeta vai ter fim. Já que a maioria dos estudiosos concorda que a vida aqui está com os dias contados.

A vida na Terra vai ACABAR? Confira as teorias sobre o fim do planeta
Três teorias são apontadas como as mais prováveis de acontecer. Foto: divulgação.

Extinção da vida na terra

Antes de conferir as teorias que envolvem o universo, vale lembrar que a extinção da vida na Terra já aconteceu outras vezes ao longo da existência do planeta. Logo, as chances de ocorrer outra extinção em massa é completamente possível e provável.

Outros episódios culminaram com a extinção de determinadas espécies de seres vivos, como ocorreu com a erradicação dos dinossauros, há 65 milhões de anos.

Existem diversas cenários apocalípticos que indicam qual será a provável causa do fim da vida no planeta e quando isto deve acontecer. As previsões apontam alguns milhares e bilhares de anos pela frente.

Veja também: Feriados em 2023: dos 12 descansos apenas um cai no fim de semana!

Teorias da conspiração?

Conspiração ou não, o fato é que existem pelo menos três teorias principais para conhecermos, acompanhe.

Queda de meteoro 

O impacto de asteroides não teriam a capacidade de destruir a Terra, no entanto o choque com o planeta poderia ocasionar uma extinção das espécies. De acordo com os astrônomos, estima-se que mais de 1 mil asteroides com mais de 1 km de diâmetro costuma passar pela Terra com frequência.

Todos esses podem se tornar meteoros capazes de causar uma catástrofe no planeta. Porém, a humanidade já possui tecnologia suficiente para monitorar esses objetos, traçar prováveis rotas de colisão e desviá-los a tempo.

Extinção do sol

Essa é uma das causas mais prováveis do fim da vida no nosso planeta. Segundo os cientistas, faz parte da evolução natural do sol aquecer mais e mais e aumentar de tamanho, até atingir os planetas, incluindo a Terra que se ornaria uma pedra.

Antes de atingir a Terra, este superaquecimento do sol provocaria o derretimento das geleiras e secaria a água dos oceanos através da evaporação, tornando a vida impossível.

Desastres naturais

A teoria mais aceita é de que o próprio ser humano pode ser o grande responsável por acelerar o fim da vida. Com o aumento cada vez maior do desmatamento, o consumo desenfreado e a poluição excessiva, a temperatura do planeta está aumentando além do previsto.

O resultado é o aquecimento global, derretimento de geleiras, inundações, desequilíbrio no clima, erupções vulcânicas, tsunamis, terremotos, aumento das doenças, surgimento de epidemias devastadoras. Além dos fatores naturais, existem as armas nucleares que podem ser ainda mais letais.

Veja também: Beatles: descubra as teorias mais bizarras sobre os membros da banda