FIM da linha: Netflix cancela serviço querido pelos brasileiros e gera revolta

Em todo o Brasil, assinantes não poderão mais utilizar ESTE serviço da Netflix! Saiba tudo sobre a desativação e veja como ficaram os preços do streaming.

Serviço da Netflix acaba de ser cancelado pela plataforma! É isso mesmo: em breve, os assinantes brasileiros do streaming não poderão garantir acesso a um dos planos mais utilizados do streaming. A atualização, é claro, deixou inúmeras pessoas extremamente revoltadas. Nas redes sociais, uma enorme quantidade de postagens detona a decisão da plataforma, e muita gente já afirma que vai boicotar o streaming.

Entre as plataformas pagas de streaming, a Netflix é a mais utilizada pelo público brasileiro – e também pela audiência mundial. Desde seu surgimento, a empresa ocasiona enormes modificações na maneira como o público consome filmes e séries, introduzindo, por exemplo, o conceito das “maratonas”. Com isso em mente, confira abaixo tudo que você precisa saber sobre o fim de um querido serviço da Netflix no Brasil!

Netflix encerra um serviço que é muito utilizado pelos assinantes brasileiros! Foto: divulgação
Netflix encerra um serviço que é muito utilizado pelos assinantes brasileiros! Foto: divulgação

Quais são os streamings mais populares do Brasil?

Antes de falar sobre o serviço que a Netflix acaba de encerrar no Brasil, é importante traçar um panorama mais amplo sobre a relação do público nacional com as plataformas de streaming.

Como citamos anteriormente, a Netflix se estabelece como o serviço de streaming mais popular do Brasil. Nesse sentido, surge a dúvida: quantos usuários a plataforma tem no nosso país?

Segundo uma pesquisa publicada no início do ano pela empresa Comscore, a Netflix tem cerca de 50,6 milhões de usuários mensais no Brasil.

O streaming, desse modo, supera de longe o segundo colocado da lista, que é o Globoplay. Atualmente, cerca de 18,1 milhões de pessoas utilizam a plataforma da Rede Globo todos os meses.

A medalha de bronze, por sua vez, fica para o Amazon Prime Video. De acordo com o estudo, a plataforma tem, aproximadamente, 14,6 milhões de usuários mensais no Brasil.

A lista dos streamings mais populares do país é completada por plataformas como Disney+, Star+, Paramount+, AppleTV+, Crunchyroll e muitas outras.

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Netflix acaba com ESTE serviço no Brasil

Como citamos anteriormente, a Netflix acaba de decretar o fim de um dos seus serviços mais queridos no Brasil. Estamos nos referindo, é claro, ao “plano básico sem anúncios”.

Entre os vários planos de assinatura que a Netflix oferece para os usuários no Brasil, o básico se destaca por seu alto número de inscritos. Afinal de contas, este é um dos modelos mais baratos da plataforma.

No último dia 18, a Netflix anunciou que vai deixar de ofertar o plano básico para os novos assinantes da plataforma. O modelo, inclusive, já parou de ser oferecido para os consumidores nacionais do streaming.

Em termos mais práticos, quem já assinou este plano poderá continuar com os pagamentos tradicionais até o término do contrato ou até o próximo reajuste. Os novos inscritos da plataforma, por outro lado, não terão a possibilidade de assinar este modelo.

O serviço básico da Netflix, no Brasil, custa R$ 25,90 por mês. Com este modelo, os usuários podem assistir filmes e séries em apenas um dispositivo por vez, com resolução de, no máximo, 720p.

O fim do plano básico da plataforma, desse modo, vem junto com outra grande polêmica do streaming. Em maio deste ano, a Netflix revoltou usuários do mundo todo ao confirmar a cobrança de um adicional de R$ 12,90 por mês para todos os inscritos que compartilham as senhas das contas com pessoas que não vivem na mesma residência.

Por que a Netflix acabou com o serviço básico?

A Netflix confirmou o fim do plano básico não apenas no Brasil, mas também em países como Alemanha, Espanha, Japão, México e Austrália.

Em outras palavras, tudo indica que o “cancelamento” do plano básico da Netflix é parte de um conjunto de medidas que a plataforma deve adotar no mundo todo com o objetivo de aumentar os lucros.

Com o fim do plano básico, a Netflix também deseja incentivar a assinatura do “plano básico com anúncios”. Afinal de contas, com esse plano, a plataforma ganha dinheiro de duas maneiras diferentes: com as assinaturas propriamente ditas e com a verba de marketing dos patrocinadores.

De acordo com uma nota oficial da própria empresa, com o cancelamento do plano básico, a Netflix pretende “criar uma associação de anúncios para que a Netflix se torne uma compra essencial para anunciantes”.

Junto com o fim do serviço básico, a Netflix confirmou também o aumento do preço de assinatura em vários países – como Estados Unidos, Reino Unido, Itália e Canadá.

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Fim do serviço básico da Netflix causa polêmica

A desativação do serviço básico da Netflix, tanto no Brasil quanto em outros países, causa grande polêmica nas redes sociais.

Afinal de contas, ninguém quer pagar a assinatura de um serviço de streaming e, mesmo assim, ser obrigado a ver propagandas entre as atrações.

O plano básico com anúncios da Netflix, nesse sentido, também é muito criticado por exigir propagandas no meio dos filmes e das séries – algo incômodo, chato e extremamente desconfortável para os usuários.

No Brasil, o plano básico com anúncios do streaming custa R$ 18,90 por mês. De acordo com a empresa, a cada hora na Netflix, os assinantes deste modelo serão forçados a assistir de 4 a 5 minutos de anúncios, com propagandas de 15 a 30 segundos.

Além disso, com este plano, os usuários garantem acesso e uma quantidade reduzida de conteúdos. Algumas séries que fazem sucesso nos planos superiores da plataforma não aparecem no serviço básico.

Por fim, com esse modelo de assinatura, os usuários não têm a possibilidade de baixar filmes e séries para assistir offline.

Em outras palavras, o plano com anúncios da Netflix traz grandes prejuízos para os usuários que assinavam o modelo básico da plataforma. Sendo assim, o fato de muitos inscritos já incentivarem um “boicote” ao streaming nas redes sociais não é, exatamente, uma surpresa.

No Twitter, por exemplo, uma grande quantidade de pessoas critica a empresa por sua “ganância”. Afinal, atualmente, o streaming luta contra o Sindicato dos Atores Americanos para não pagar salários justos para os artistas de seus filmes e séries.