Curiosidades

Ciência aponta os filmes mais assustadores da história: a lista é surpreendente

O terror é um gênero do cinema muito popular. Desde que a sétima arte existe, alguém explora esse estilo. Há que diga que a primeira produção do tipo data do século 19, mais precisamente de 1896, quando Georges Méliès lançou o curta-metragem “Le Manoir du Diable”. Mas, a cada ano, Hollywood vem produzindo filmes cada vez mais assustadores.

Para descobrir quais são as obras que mais provocam sustos no público, a empresa Broadband Choices analisou as reações corporais dos espectadores com elas. A pesquisa para determinar quais são os filmes mais assustadores avaliou o quanto as cenas aceleravam os batimentos cardíacos dos voluntários. Com isso, conseguiu concluir quais as produções mais aterrorizantes do gênero. Confira a lista!

Foto: divulgação

Quais são os filmes mais assustadores da história?

Quem gosta de produções de terror logo se anima quando uma nova obra é lançada. Então, se você faz parte desse nicho, saiba quais são os filmes mais assustadores da história, segundo a ciência:

Veja também: A pílula antirressaca funciona mesmo? Como faço para comprar?

Atividade Paranormal (2007)

Considerado um marco no cinema de horror, o filme de 2007 teve um custo de apenas 15 mil dólares e arrecadou quase 200 milhões de dólares mundialmente. Obviamente, está longe do que geram blockbusters, mas o filme angariou 15 vezes mais do que seu orçamento. O sucesso foi tamanho que foram produzidos mais seis filmes da franquia.

“Atividade Paranormal”, com seu estilo found footage (quando o filme tenta passar uma ideia de imagens reais), mostra a história de um casal aterrorizado por situações malignas dentro de casa. Ao assistirem à obra, os espectadores chagaram ao ápice de 129 batimentos cardíacos por minuto, aumentando em cerca de 17% em relação a como estavam inicialmente.

Hereditário (2018)

Embora não tenha rendido tanto quanto “Atividade Paranormal”, o filme de Ari Aster, um dos diretores mais aclamados do cinema de horror contemporâneo, virou um cult instantâneo. Isso porque o longa-metragem traz o terror para muito perto de todos nós.

Estrelado por Toni Colette, “Hereditário” foca na família Graham. Quando a matriarca da família morre, eles começam a descobrir segredos terríveis de seus ancestrais e passam a ser assombrados por acontecimentos trágicos e perturbadores. Tudo isso acontecendo dentro de uma casa antiga, um cenário bastante propício para sustos. Tanto é que o filme provocou picos de 18% na frequência cardíaca dos espectadores que o assistiam pela primeira vez.

Invocação do Mal (2013)

Outro mestre do cinema de terror contemporâneo, James Wan foi o criador da franquia “Invocação do Mal”, que já gerou dois filmes subsequentes e outros relacionados à obra, como “Annabelle” e “A Freira”. O primeiro, de 2013, no entanto, é considerado pela maioria dos fãs como o mais aterrorizante.

O longa-metragem conta a história casal Ed e Lorraine Warren, dois demonologistas que realmente existiram que buscam ajudar famílias a se livrar de espíritos malignos. É, certamente, um dos filmes mais assustadores da história, tanto é que elevou a frequência cardíaca dos espectadores em 20%, chegando à casa dos 133 batimentos por minuto.

Sobrenatural (2010)

Quem assistiu “Sobrenatural” entende perfeitamente por que ele está nessa lista. O longa-metragem de 2010, também dirigido por James Wan, está em segundo lugar entre os filmes mais assustadores de todos.

“Sobrenatural” conta a história da família Lambert, que acaba de se mudar para uma nova casa. Mas, por motivos desconhecidos, um dos filhos entra em coma e a família passa a desconfiar que há algo estranho ocorrendo na residência. Para se ter uma ideia do quanto o filme assusta, a frequência cardíaca de quem assistiu aumentou em cerca de 21%.

A Entidade (2012), o mais aterrorizante dos filmes assustadores

Curiosamente, o primeiro colocado da lista de filmes mais assustadores da história talvez seja um dos mais desconhecidos. Estrelado por Ethan Hawke, o filme “A Entidade” não gerou tanto burburinho na época, mas custou apenas três milhões de dólares e arrecadou pouco mais de 82 milhões de dólares mundialmente. Ou seja, ganhou 27 vezes mais do que o valor para ser produzido.

Considerado um snuff movie (que apresentam mortes ou assassinatos ‘reais’ de pessoas, sem a ajuda de efeitos especiais), “A Entidade” conta a história de um escritor que muda com sua família para uma casa conhecida pela ocorrência de assassinatos. Não demora muito e coisas assustadoras começam a acontecer. O longa é tão assustador que a frequência cardíaca dos subiu de 85 bpm para 131 batimentos por minuto.

Veja também: 10 curiosidades impressionantes sobre o Bluetooth que você não sabia

Wilson Gonzaga Spiler

Compartilhe
Publicado por
Wilson Gonzaga Spiler

Notícias recentes

Beneficiários têm APENAS 180 dias para sacar R$ 600 pelo Caixa Tem ou podem PERDER o valor

Os beneficiários do Bolsa Família têm 6 meses para sacar os valores do benefício pelo…

44 minutos atrás

Aposentados TAMBÉM poderão receber o lucro do FGTS neste ano? Entenda!

O lucro do FGTS se destina a todos os trabalhadores que têm saldo disponível em…

3 horas atrás

Afinal, QUANTO de score devo ter para financiar VEÍCULOS em 2024?

Para financiar veículos, é importante manter um score de crédito equilibrado, mas quanto será necessário…

11 horas atrás

Atenção, MEI: estes são TODOS os impostos que você deve PAGAR mensalmente!

O MEI é responsável pelo pagamento mensal de alguns impostos que, embora reduzidos, vão garantir…

14 horas atrás

MAIS uma parcela do PIS/Pasep LIBERADA: saiba COMO consultar e receber!

O pagamento do PIS/Pasep continua acontecendo para os trabalhadores que atuaram de carteira assinada nos…

16 horas atrás

Correção do FGTS JÁ mudou? Veja como isso AFETA os pagamentos!

A nova correção do FGTS vai fazer com que os valores depositados na conta passem…

16 horas atrás