10 curiosidades impressionantes sobre o Bluetooth que você não sabia

Tecnologia apresenta surpresas incríveis

Praticamente todos nós já usamos, ao menos uma vez, o Bluetooth. A tecnologia serve para enviar arquivos para outro celular, conectar fones de ouvido e até reproduzir música em caixas de som que não tenham fio. O Bluetooth é uma rede sem fio extremamente moderna que deixa muitas curiosidades sobre o seu funcionamento.

É um método de comunicação que ajuda a evitar toda aquele emaranhado de fios e deixa tudo visualmente mais bonito, além do principal: amplia a segurança, evitando choques com a eletricidade, por exemplo. Mas se você não entende bem como funciona o Bluetooth, saiba que ele carrega algumas curiosidades bem impressionantes. Certamente, depois desse artigo, você vai querer usar muito mais essa tecnologia.

curiosidades-sobre-o-Bluetooth
O Bluetooth é uma das tecnologias mais impressionantes já inventadas (Foto: divulgação)

A maior das curiosidades: o que é o Bluetooth?

Embora seja uma tecnologia que ganhou popularidade já nos anos 2000, o Bluetooth “nasceu” em 1994 com a Ericsson Mobile. Naquela época, a empresa apresentou um conceito para usar uma conexão sem fio a fim de conectar peças como fones de ouvido sem fio em telefones celulares.

Como dito anteriormente, o Bluetooth é um método de comunicação de rede. A tecnologia sem fio aberta é utilizada para a troca de dados em curtas distâncias através de transmissões de rádio de comprimento de onda curto, tanto de dispositivos fixos quanto móveis. Ela cria a Personal Area Network (PAN) – ou rede de área pessoal, em português – com níveis de segurança altíssimos.

Veja também: O que é ASMR? Por que a técnica viralizou na internet?

Principais curiosidades sobre o Bluetooth

De onde veio o nome Bluetooth?

Se pegarmos apenas a tradução literal, em inglês “blue” significa azul, enquanto “tooth” quer dizer dente. Ou seja: Bluetooth seria algo como “dente azul”. Mas não faria sentido, não é mesmo? Pois saiba que a origem da palavra vem do nome do rei Harald Blatand, da Dinamarca, do século 10, um monarca que juntou tribos inimigas, onde hoje se localizam Noruega, Suécia e Dinamarca, em um único reino. A tradução do nome Blatand para o inglês é Bluetooth. Como o propósito da tecnologia também une os meios de comunicação, assim surgiu a ideia do nome.

Por que o logotipo do Bluetooth é assim?

Ainda inspirado na era viking, o logotipo do Bluetooth combina inscrições vikings extremamente raras com iniciais do rei Haralds.

Qual a diferença entre as tecnologias Bluetooth e Wi-fi?

De fato, Bluetooth e Wi-Fi são tecnologias sem fio. Contudo, a eficiência do Bluetooth é maior por causa da baixa interferência entre os dispositivos conectados.

Bluetooth reduz a vida útil da bateria do celular?

Esse é um dos mitos do Bluetooth que não são verdadeiros. A tecnologia, de forma alguma, reduz a vida útil da bateria do celular. Pelo contrário. Ela visa o consumo de energia do dispositivo, o que limita bastante o consumo da bateria.

Onde posso usar o Bluetooth?

O Bluetooth pode ser utilizado em muitos produtos. Atualmente, todos os smartphones modernos vêm com a tecnologia. Além disso, outros itens como o iPod Touch, Lego Mindstorms NXT, fones de ouvido, modems, televisores e relógios possuem o método de comunicação. Diversos consoles de videogame como PlayStation 5, PSP Go e Nintendo Wii também aderiram ao Bluetooth.

Transmissão e uso de dados

O Bluetooth transfere informações entre dois ou mais dispositivos próximos. Mas a tecnologia não utiliza dados para conectar os aparelhos. Ela forma a Personal Area Network (PAN), uma rede de área pessoal com alto nível de segurança que não exige conexão com a internet ou serviço móvel para a transferência de arquivos.

Uma das maiores curiosidades sobre o Bluetooth: é seguro?

Sim, é extremamente seguro utilizar o Bluetooth. Ele permite conectar e trocar informações entre dispositivos com altíssima segurança. A tecnologia não amplia a radiação dos celulares através de suas ondas de rádio. Para garantir ainda mais segurança, as empresas começaram a fabricar produtos que possuem menor potência de saída, o que ajuda a reduzir a emissão de radiações e proporciona melhor qualidade de som.

Quantos dispositivos o Bluetooth suporta?

O número máximo de dispositivos que o Bluetooth mestre consegue se comunicar é sete. Entretanto, nem todos suportam essa quantidade.

Canais de voz

Com o Bluetooth, você pode utilizar dados de até três canais de voz simultâneos. Por isso, é possível transferir os dados enquanto falamos.

Quem inventou o Bluetooth é uma das maiores curiosidades sobre a tecnologia

O engenheiro elétrico, pesquisador, inventor e empresário holandês Jacobus “Jaap” Cornelis Haartsen é considerado o pai do Bluetooth. Em 2017, ele entrou para o seleto Hall da Fama da Tecnologia e, em 2021, foi indicado ao Prêmio Inventor Europeu pela sua contribuição.

Veja também: Por que eu não sonho mais? Isso é um mal sinal?