Filhotes de lobo-guará nascem no zoológico de São Paulo

Dois filhotes de lobo-guará, uma espécie emblemática do cerrado brasileiro, nasceram no Zoológico de São Paulo. O anúncio foi feito pela instituição no último sábado, dia 12. Os filhotes, sendo um macho e uma fêmea, são descendentes de Caju e Pitanga, que habitam o zoológico.

Segundo Luan Morais, biólogo e responsável pelo setor de mamíferos do zoológico, o nascimento bem-sucedido em cativeiro é crucial para a preservação da espécie. Ele detalhou que a reprodução do lobo-guará em ambiente controlado é desafiadora, pois requer cuidados especiais, espaço adequado e um ambiente tranquilo para o casal.

Os filhotes nasceram em 17 de maio e desde então foram cuidados por uma equipe de veterinários e biólogos em uma área reservada. Agora, com um desenvolvimento adequado, eles foram levados com a mãe para uma área de visitação, onde já podem ser vistos pelo público.

### Conheça o Lobo-Guará

O lobo-guará é considerado o maior canídeo da América do Sul e recebe esse nome devido à coloração avermelhada de seu pelo, sendo “guará” uma palavra de origem tupi-guarani que significa “vermelho”. Atualmente, o lobo-guará é classificado como vulnerável à extinção pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e como quase ameaçado pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Esse animal habita campos abertos na América do Sul, abrangendo regiões que vão do sul do Peru até o Uruguai. No Brasil, é encontrado principalmente no cerrado, bioma que sofre com o desmatamento elevado, frequentemente associado ao crescimento do agronegócio.

O ICMBio estima que em 2012 a população de lobos-guará no Brasil era de aproximadamente 6.085 indivíduos. No entanto, em 2020, esse número caiu para cerca de 5.642, o que representa uma diminuição de cerca de 5% na população em apenas oito anos. Essa redução pode indicar uma perda de 12% até 2030, que é três vezes mais rápido que o tempo usual de reprodução da espécie.

Além do desmatamento, os lobos-guará enfrentam outras ameaças, como conflitos devido à predação de animais domésticos e acidentes de trânsito. Estima-se que cerca de 1.500 lobos-guará sejam atropelados anualmente nas estradas pavimentadas do Brasil.

Como onívoros, os lobos-guará se alimentam de pequenos roedores e frutas, como goiaba, gabiroba, araçá e a lobeira, o que torna a espécie um importante dispersor de sementes no ecossistema.