O resultado da chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi liberado nessa terça-feira, dia 29. Os interessados podem conferir a lista no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, acessando com login pelo Gov.Br.
O Fies, que é um programa do Ministério da Educação (MEC), oferece financiamento a estudantes que desejam cursar graduação em instituições privadas. Para isso, é preciso que as escolas estejam credenciadas no programa e tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
A seleção dos candidatos é feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A classificação leva em conta a ordem das notas, o tipo de vaga escolhida, o grupo de preferência e a modalidade de concorrência.
Próximas etapas
Os estudantes que foram pré-selecionados precisam completar a inscrição entre quarta-feira, dia 30, e sexta-feira, dia 1º. Após essa fase, é necessário comprovar as informações fornecidas durante a inscrição, seja de forma física ou digital. Essa comprovação deve ser feita em até cinco dias úteis através da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição em que o candidato foi pré-selecionado.
Vagas
Nesta edição, o programa teve 276.140 inscrições, resultando em 111.402 candidatos. Cada estudante pôde escolher até três opções de curso. O MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para o Fies neste ano, incluindo as do primeiro e segundo semestres. Para este semestre especificamente, são 74,5 mil vagas disponíveis.
Uma parte dessas vagas, cerca de 50%, é reservada para o Fies Social, destinado a candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que em 2025 é de R$ 759,00. Os beneficiários também precisam estar inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal, o CadÚnico.
Lista de espera
Caso alguém não seja aprovado na chamada única, fica automaticamente na lista de espera, que será convocada entre os dias 5 de agosto e 19 de setembro. O MEC vai fazer novas convocações para preencher quaisquer vagas que não forem ocupadas pelos pré-selecionados.
Essas convocações ocorrerão dentro do período mencionado, e aqueles que estiverem na lista de espera deverão completar sua inscrição em até três dias úteis após a convocação.