Os estudantes que foram pré-selecionados na chamada regular do segundo semestre de 2025 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) precisam ficar atentos. A partir desta quarta-feira (30), eles devem complementar a inscrição, e o prazo se encerra na sexta-feira (1º), às 23h59 (horário de Brasília). A lista oficial dos selecionados foi divulgada na terça-feira (29) e pode ser consultada no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, utilizando o login do Gov.br.
Esse programa do Ministério da Educação (MEC) é uma ótima oportunidade para quem busca financiar estudos em cursos de graduação em instituições privadas que façam parte do Fies e tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).
Complementação das informações
Para os candidatos pré-selecionados, é necessário acessar o sistema Fies Seleção e complementar as informações solicitadas. Os estudantes que estão se inscrevendo para vagas destinadas a pessoas com deficiência (PCD) devem apresentar um laudo médico que comprove a condição, mencionando o tipo e o grau da deficiência, além do código correspondente da Classificação Internacional de Doenças (CID).
Importante: se a instituição de ensino detectar alguma inconsistência nos dados fornecidos, poderá pedir documentos adicionais que comprovem as informações.
Fies Social
O Fies também conta com a modalidade Fies Social, que destina metade das vagas a candidatos cuja renda familiar per capita não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 759,00 em 2025) e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal (CadÚnico).
Esses candidatos, que foram pré-selecionados para o Fies Social, estão dispensados de comprovar a renda familiar, mas precisarão comparecer à instituição para validar outras informações.
Durante o período de complementação das inscrições, até sexta-feira (1º), esses alunos têm a chance de solicitar a contratação de financiamento que pode cobrir até 100% dos encargos educacionais da faculdade.
Próximos passos
Depois dessa etapa de complementação, os alunos devem confirmar os dados fornecidos na inscrição. Isso deve ser feito entregando a documentação, seja de forma física ou digital, em até cinco dias úteis à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CSPSA) da instituição escolhida.
Se tudo estiver correto e a documentação aprovada, o próximo passo será validar as informações com um agente financeiro em até dez dias. Essa contagem começa a partir do terceiro dia após a validação das inscrições pela instituição. Somente após a aprovação do banco é que será possível formalizar o contrato do financiamento.
Vagas
Este ano, o programa recebeu 276.140 inscrições, totalizando 111.402 candidatos. Cada um pôde se inscrever em até três opções de curso de graduação. O MEC está oferecendo mais de 112 mil vagas para o Fies nos dois semestres, sendo 74,5 mil novas vagas disponíveis nesta edição.
Lista de espera
O Fies possui uma chamada única e também uma lista de espera. Aqueles que não foram selecionados na chamada única automaticamente entram na lista de espera, que será convocada entre 5 de agosto e 19 de setembro. O MEC fará novas convocações para preencher as vagas que não forem ocupadas pelos pré-selecionados.
Nessa fase, a complementação da inscrição deve ser feita em até três dias úteis após cada convocação da lista de espera.