FGTS libera NOVO SAQUE para trabalhadores; veja se você TAMBÉM recebe

Novo saque do FGTS será liberado ainda nesta semana para diversos trabalhadores brasileiros. Entenda qual é a modalidade, quem tem direito e como solicitar.

Trabalhadores já podem fazer um novo saque do FGTS? O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador brasileiro que consiste em um depósito mensal feito pelo empregador em uma conta na Caixa Econômica Federal. Este dinheiro pode ser sacado pelo trabalhador em algumas situações, como demissão sem justa causa, compra de imóvel ou em casos de doenças graves.

FGTS libera NOVO SAQUE para trabalhadores; veja se você TAMBÉM recebe
Todos os trabalhadores terão direito a um novo saque do FGTS? Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Nova liberação de saque do FGTS para nascidos neste mês

Desde 2020, a Caixa Econômica Federal disponibiliza para os trabalhadores formais uma nova modalidade de saque do FGTS, chamada de saque-aniversário. A modalidade permite o saque anual de parte do saldo das contas ativas e inativas do FGTS, sem que o trabalhador tenha que esperar ser acometido por algumas situação emergencial.

A partir deste sábado (1º), os trabalhadores nascidos em abril poderão realizar o saque-aniversário do FGTS, podendo retirar o dinheiro até o fim do mês de junho. Vale lembrar que esta modalidade de saque também já está disponível para os trabalhadores nascidos em janeiro, fevereiro e março.

O prazo de retirada dos valores para o trabalhador que adere ao saque-aniversário se inicia no primeiro dia útil do mês de aniversário do trabalhador e é encerrado no último dia útil do segundo mês seguinte.

Veja também: VITÓRIA para todos os brasileiros que possuem a carteira de trabalho assinada

Como aderir à modalidade e quais as consequências?

É necessário lembrar que quando o trabalhador decide retirar quantias do FGTS através do saque-aniversário, ele deixa de receber o valor depositado pela empresa caso seja demitido sem justa causa. Além disso, se o dinheiro não for retirado dentro do prazo estipulado, ele retorna para as contas do FGTS em nome do trabalhador.

Caso o trabalhador decida voltar para a modalidade de saque-rescisão, ele ficará dois anos sem poder sacar o saldo da conta no FGTS, mesmo em caso de demissão. Se for demitido sem justa causa, receberá somente a quantia correpondente a multa de 40%. Por isso, é importante pensar bem antes de aderir ao saque-aniversário e analisar as suas necessidades financeiras.

A adesão a modalidade de saque pode ser realizada por meio do aplicativo FGTS (Android: https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.fgts.trabalhador&hl=pt_BR&gl=US ou iOS: https://apps.apple.com/br/app/fgts/id1038441027), no site oficial da Caixa (http://www.fgts.gov.br/) ou agências da Caixa Econômica Federal.

É preciso ficar atento ao calendário de saque-aniversário do FGTS para não perder o prazo de retirada. O calendário é dividido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador, e cada mês possui um período específico para realização do saque. Por exemplo, para os nascidos em janeiro o período para saque é de 2 de janeiro a 31 de março.

A modalidade de saque do FGTS pode ser uma boa opção para quem precisa de um dinheiro extra, mas é preciso estar ciente das suas consequências a longo prazo. Por isso, é importante fazer uma análise financeira antes de tomar essa decisão e, se necessário, buscar ajuda de um profissional especializado em finanças pessoais.

Veja também: Nova chance de SACAR o Fundo de Garantia em 2023: confira!