FGTS: Conta inativa há mais de 3 anos? Veja como solicitar o saque TOTAL

Confira o passo a passo!

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço permite que os trabalhadores realizem diversos tipos de saque referentes a um valor depositado por empregadores mensalmente na conta de seus funcionários. Saques comoo de rescisão e o de aniversário são os mais conhecidos, mas há ainda uma modalidade que poucas pessoas sabem da exitência.

Quer saber se é possível sacar o FGTS mesmo com a conta inativa e quais as modalidades de saque existem? Então continue conosco logo abaixo para conferir todas as informações que separamos para você!

FGTS: conta inativa há mais de 3 anos
FGTS: conta inativa há mais de 3 anos / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Posso sacar o FGTS da conta inativa há mais de 3 anos?

A modalidade que poucas pessoas conhecem é o saque por inatividade do FGTS que permite que o trabalhador retire o saldo da conta vonculada ao fundo sem crédito de depósito por até três anos sem interrupções, cujo titular tenha se afastado após o dia 13 de julho de 1990. Logo, é, sim, possível que o trabalhador solicite o saque dos valores vinculados a uma conta de trabalho inativa há mais de 3 anos.

Para solicitar essa modalidade de saque, basta comparecer em alguma agência do FGTS ou utilizar o app disponível para Android: https://bityli.com/qzXXd ou iOS: https://bityli.com/RPkqb. Para acessá-lo, basta utilizar o CPF e a senha cadastrada ou criar uma conta, onde você poderá realizar consultas e solicitar o saque da seguinte forma:

  • Vá na opção “Meus saques”, localizada na barra inferior;
  • Em seguida, clique em “outras situações de saque”;
  • Nessa hora, o aplicativo irá oferecer uma série de opções diferentes de saque e você deverá clicar em “saque por inatividade do regime FGTS”.

Os documentos necessários para a solicitação são os seguintes:

  • Algum documento de identificação com foto;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) indicando as páginas de registro e identificação do último contrato de serviço, seja de forma física ou digital;
  • Uma selfie visível do titular da conta.

Veja também: Novos SAQUES do FGTS serão liberados; quem pode receber?

Como consultar os valores

Por fim, caso você queira consultar seu saldo em contas inativas, basta utilizar o aplicativo do FGTS. Por lá é possível conferir o saldo individual de todas as suas contas vinculadas a empregos já extintos ou atuais. Além disso, ele também permite uma alteração na modalidade de saque ou uma simulação de empréstimo para aqueles que optem pelo saque aniversário, podendo antecipar até três parcelas.

Veja também: Trabalho de carteira assinada, quando poderei sacar meu FGTS?