FGTS: Veja como consultar o SALDO do seu Fundo de Garantia em 2023

Um saque específico do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está disponível e para ter acesso é necessário ter conhecimento sobre quais os valores o trabalhador possui em conta. Saiba como!

Os trabalhadores que atuam com a carteira assinada podem ter direito a uma série de benefícios trabalhistas, como é o caso das férias remuneradas, pagamento de 13º salário, seguro-desemprego, abono salarial do PIS/Pasep e ainda a conta aberta no FGTS. 

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi criado com o principal objetivo de proteger o trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa. Dessa forma, é necessário que o empregador abra uma conta vinculada a Caixa Econômica Federal e deposite 8% do salário mensal do seu funcionário por mês. 

Os trabalhadores só podem ter acesso aos valores em caso de demissão sem justa causa ou em algumas situações específicas. Além disso, ainda é possível consultar o saldo que se encontra presente na sua conta do FGTS. Saiba como a seguir!

Passo a passo completo para verificar o saldo do FGTS. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quais são as modalidades de saque do FGTS?

A partir do dia 1º de agosto, a Caixa Econômica Federal vai liberar mais um lote do saque-aniversário do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A partir desta modalidade, os trabalhadores podem retirar uma parte do saldo que se encontra na sua conta do fundo uma vez ao ano, mais especificamente no mês do seu aniversário. 

De acordo com o calendário divulgado pela instituição financeira, as pessoas que poderão ter acesso ao saque-aniversário no começo do mês de agosto são aquelas que nasceram no mês de agosto. Além deste grupo, também podem sacar os nascidos em junho e julho, isso porque a modalidade permite que os valores sejam sacados dentro do período de dois meses após o mês de aniversário. 

Vale ressaltar ainda que além do saque-aniversário, existem ainda outras situações que possibilitam que o trabalhador tenha acesso ao saque parcial ou total dos valores presentes na sua conta do FGTS, como os seguintes:

  • Financiamento de imóvel;
  • Demissão sem justa causa;
  • Necessidade pessoal, grave ou urgente, devido a um desastre natural;
  • Em caso de doença grave;
  • Rescisão por falência, falecimento do empregador doméstico, empregador individual ou nulidade do contrato;
  • Aposentadoria;
  • Financiamento de imóvel;
  • Trabalhador ou algum dos seus dependentes receber diagnóstica de câncer (neoplasia maligna);
  • Trabalhador ou um dos seus dependentes está em estágio terminal;
  • Permanência do trabalhador titular da conta vinculada por três anos ininterruptos fora do regime do Fundo de Garantia, cujo afastamento se deu a partir de 14 de julho de 1990. 

Confira também: ALERTA! Lucro do FGTS em agosto vai render BILHÕES: saiba se você está no grupo de quem vai faturar alto

Como consultar qual o valor presente na sua conta do FGTS?

Para ter acesso ao saldo que se encontra presente na sua conta do Fundo de Garantia, é possível realizar uma consulta por meio do aplicativo do FGTS, que está disponível para iOS e Android (bit.ly/3O9x6vo)

Os trabalhadores que têm conta aberta no FGTS e são correntistas da Caixa Econômica Federal ainda podem realizar a consulta através do site do banco (caixa.gov.br).

Saiba mais: Descubra se você poderá SACAR o lucro do FGTS: lista vazou!