Fazer ISTO pode aumentar a sua aposentadoria; saiba o que orientam os especialistas

Pedido de revisão pode ser feito por trabalhadores que se prejudicaram com a Reforma da Previdência

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento de diversas aposentadorias. De acordo com a autarquia federal, existem mais de 21 milhões de brasileiros aposentados pelo instituto. Desse número, a maioria ganha o piso, que é de um salário-mínimo, que atualmente está em R$1.212,00. 

Assim, muitas pessoas passam a aposentadoria recebendo pouco. O que deveria ser um momento de tranquilidade e descanso se torna estressante. Pois, mesmo depois de anos trabalhando, a pessoa passa sua velhice sem receber o suficiente. Mas, existem meios de aumentar o valor da aposentadoria do INSS. Veja quais são eles nesta matéria. 

aumentar-a-sua-aposentadoria
Algumas pessoas podem ter sua aposentadoria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aumentada – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Como funciona o cálculo do benefício 

Antes de mais nada é importante deixar claro que existe um teto do INSS. Assim como há o piso, que é o menor valor que alguém pode receber, o teto é o maior valor de um benefício INSS. Atualmente, o teto está em cerca de 7 mil reais. Ou seja, nenhum segurado do INSS poderá receber mais do que isso em benefícios. Mesmo assim, há como ter o valor aumentado. 

Para ter a aposentadoria aumentada, no entanto, a pessoa precisa atender alguns critérios estabelecidos pelo próprio INSS. A autarquia faz o cálculo da aposentadoria com base em dois números. O primeiro é relacionado aos salários do trabalhador. Primeiro, se faz uma média dos vencimentos da pessoa e se obtém 60% dela.

Naturalmente, esse número nunca pode ser inferior ao piso. Então, pessoas que passaram a vida ganhando um salário-mínimo, receberão um salário-mínimo na aposentadoria. Não tem como o valor do benefício ser menor do que isso.  

Enfim, o outro número é relacionado ao número de anos trabalhando. Existe um tempo de contribuição mínima de 15 anos, para ambos os sexos. Mas, se o trabalhador homem exercer suas atividades por 20 anos, no mínimo, cada ano que ele passa trabalhando, será adicionado a porcentagem de 2% em seu benefício. Assim, se a pessoa trabalhar por 35 anos, por exemplo, poderá ter 90% de seu salário como benefício.

Lembrando que assim como não tem como receber menos que o piso, não há como receber mais do que o máximo. Ou seja, se esse número passar o teto, ela receberá o teto. Em relação às mulheres, o número é de 15 anos e não 20 anos. 

Veja também: Aposentados, pensionistas e BPC podem receber salário EM DOBRO; quando poderei sacar?

Revisão de aposentadoria 

Diante disso, para aumentar o valor da aposentadoria, o beneficiário precisa entrar com um pedido de revisão. Na realidade, essa possibilidade existe graças à Reforma da Previdência, que entrou em vigor em 2019 e prejudicou alguns trabalhadores. Muitas pessoas não tiveram seus salários de antes de 1994 no cálculo do benefício. Assim, o INSS permite que quem se sentiu prejudicado entre com a revisão, que pode ser feita através de uma agência da autarquia.

É importante ressaltar que, caso seja constatado que a pessoa recebe a mais do que tem direito, ela terá seu benefício diminuído. Portanto, é de extrema importância que o cálculo seja feito corretamente. 

Veja também: Está pensando em fazer um curso técnico? Confira 4 opções que remuneram até R$ 7 MIL por mês