Fatura não paga? Entenda o que pode ocorrer com sua conta
Muitas pessoas acabam atrasando o pagamento de suas faturas de cartão de crédito por vários motivos, como descontrole financeiro ou até mesmo descuido com datas. O problema é que esse atraso traz consequências, como juros altos, bloqueios e até a negativação do nome em órgãos de proteção ao crédito.
Até fintechs como o Nubank se preocupam com essas questões e buscam garantir que os clientes paguem suas contas em dia. Nos primeiros dias de atraso, a instituição começa a contabilizar juros de mora. Esses juros são somados a uma multa de 2% sobre o valor total da fatura, além dos Impostos sobre Operações Financeiras (IOF).
Se você fizer apenas o pagamento do valor mínimo ou parcial, a dívida será automaticamente parcelada, mas isso pode comprometer seu limite do cartão. Em situações de atraso mais prolongado, o Nubank pode até bloquear ou cancelar seu cartão e restringir o acesso a outros produtos financeiros, o que pode incluir a inscrição do cliente no Serasa. Por isso, é sempre bom tentar pagar a fatura o quanto antes.
“Recomeço”: campanha do Nubank promete auxiliar na quitação de dívidas
Em abril deste ano, o Nubank lançou a campanha “Recomeço” em parceria com a Serasa, com o objetivo de ajudar clientes endividados a retomar o controle de suas finanças.
Essa iniciativa é voltada especialmente para quem tem um histórico positivo de crédito, mas já enfrentou problemas financeiros. Mesmo quem está negativado pode se beneficiar. Os clientes que estão elegíveis recebem notificações diretamente no aplicativo do Nubank, onde encontram informações sobre opções de renegociação e os próximos passos a seguir. Dependendo da situação, é possível conseguir descontos de até 99,9%.
Normalmente, pagamentos à vista oferecem descontos maiores, mas se isso não for viável, também há a opção de parcelar a dívida.