Falta de energia em TODO o Brasil: o que realmente aconteceu? MISTÉRIO DESVENDADO!

Nesta terça-feira (15), os brasileiros ficaram sem luz em grande parte da manhã e o motivo pelo qual isso ocorreu já está sendo investigado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A energia elétrica se caracteriza como uma forma de energia que se origina da energia potencial elétrica, de forma a permitir que seja estabelecida uma corrente elétrica entre dois pontos. Essa é uma das formas de energia mais utilizadas em todo o mundo, isso porque ela conta com facilidade de transporte e também um baixo índice de perda de energia enquanto ocorrem as conversões. 

Atualmente, a energia elétrica é essencial para que os seres humanos consigam cumprir as suas funções do dia a dia, seja para armazenar os seus alimentos em uma temperatura ideal ou então para utilizar a internet para estudar, trabalhar ou se entreter. Neste dia 15 de agosto, os brasileiros ao redor de todo o país puderam experienciar o que é ficar sem luz e, logo, impedidos de realizar as suas funções. 

Acontece que houve um apagão geral no país e as pessoas passaram algumas horas sem ter acesso a energia elétrica em suas casas. Contudo, o motivo pelo qual se deu o ocorrido já foi revelado. Confira a seguir!

Brasil é atingido por apagão nacional neste dia 15 de agosto. Foto: divulgação

Afinal, o que levou ao apagão geral em todo o Brasil?

Nesta terça-feira (15), ocorreu um apagão nacional que fez com que diversas cidades ao redor de todo o Brasil ficassem sem luz a partir das 8h20. De acordo com o enfatizado em relatos, a queda de energia atingiu o Distrito Federal e todos os os outros estados ao redor do território nacional, com exceção de Roraima.

Segundo as informações anunciadas pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), houve uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional (SIN), que acabou interrompendo cerca de 16 mil megawatts (MW) de carga. Ainda de acordo com o órgão, a interrupção se deu por conta da abertura da interligação Norte-Sudeste. Já as causas do evento ainda estão sendo apuradas.

Os dados responsáveis por medir o SIN do ONS mostram que o Brasil estava registrando 73.484,7 MW às 8h30 no horário de Brasília em uma trajetória considerada alta, de forma similar a como acontece em todas as manhãs no país. Porém, no minuto seguinte, às 8h31, a carga do sistema caiu de forma totalmente repentina em cerca de 7%. A perda de carga continuou nos minutos seguintes e às 8h40 o sistema registrou a menor carga do dia, de 54.383,7 MW.

Confira também: É OFICIAL! Nova semana de 4 dias de trabalho no Brasil começa AINDA EM 2023: veja como vai funcionar

O que mais se sabe sobre o ocorrido até o momento?

A carga do subsistema Norte apresentou uma queda de 83,8% dentro de um período pouco maior que 10 minutos. Já no Nordeste, a carga do sistema caiu para 44,4%. No subsistema do Centro-Oeste e do Sudeste, a perda chegou a 10% logo após o apagão, enquanto na região Sul a queda foi de 15,5%, sendo a região que menos sofreu com o apagão em todo o país. De acordo com a pasta, às 10h22, as cargas já estavam sendo retomadas. 

Saiba mais: Brasileiros poderão receber CASHBACK de contas de água e luz? Confira a novidade anunciada pelo governo!