8 faculdades com a maior taxa de DESISTÊNCIA: não valem mais a pena?

Um estudo recente estudo apontou os cursos que as pessoas mais se arrependem de ter feito. Veja a lista dos 8 primeiros.

A decisão sobre qual carreira seguir, embora difícil, é uma das mais significativas e desafiantes que uma pessoa deve fazer. Trata-se de um verdadeiro divisor de águas que impacta diretamente na trajetória de vida do indivíduo. De maneira geral, o processo de escolha envolve uma cuidadosa reflexão sobre diversos aspectos, como por exemplo: o perfil profissional desejado, a realidade do mercado de trabalho, potencial de remuneração, e, claro, a paixão e afinidade com a área escolhida.

No entanto, não é raro encontrar indivíduos que, mesmo após pensar em todos esses fatores, se deparam com um sentimento de arrependimento em relação à graduação escolhida, desencadeando questionamentos acerca de suas escolhas e, em muitos casos, uma reavaliação de seus caminhos profissionais. As mudanças inerentes ao ser humano, seja em seus gostos, valores ou aspirações, tornam a satisfação plena com uma escolha profissional um desafio contínuo e dinâmico.

Essas são as oito profissões com maiores taxas de arrependimento. (Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br).

Quase metade dos brasileiros têm se arrependido de suas profissões

Uma pesquisa realizada recentemente pela plataforma ZipRecruiter revela que quase metade dos graduados entrevistados, 44% para ser mais preciso, se arrependeram de sua escolha de graduação. Esta insatisfação se mostra mais acentuada nas áreas de comunicação e educação, com profissões como Jornalismo e Letras sendo citadas frequentemente como fontes de arrependimento.

Curiosamente, muitos dos entrevistados deixaram claro o desejo de ter optado por áreas como ciência da computação ou administração de empresas, o que evidencia uma possível tendência de valorização de profissões associadas a um maior potencial de inovação e empreendedorismo.

Neste contexto, torna-se importante refletir sobre as motivações, expectativas e realidades associadas à escolha profissional, com o objetivo de compreender as raízes do arrependimento e, além disso, auxiliar futuros profissionais a fazerem escolhas mais alinhadas com seus verdadeiros desejos e aspirações. Assim, o risco de futuras insatisfações e redirecionamentos profissionais seriam minimizados.

Saiba também: O que é Avaliador Premiado? Conheça a nova profissão que pode lhe interessar

8 cursos com maiores taxas de arrependimento

Em resumo, a avaliação do arrependimento em relação à escolha profissional tem diversas nuances. Abaixo, reunimos um pouco sobre as profissões listadas e as possíveis razões para as altas taxas de arrependimento. O pódio é composto por:

1. Jornalismo: 87% de taxa de arrependimento

O campo do jornalismo se dedica à divulgação de informações públicas, abrangendo a cobertura de eventos, a coleta de dados e a disseminação de notícias. O índice considerável de arrependimento associado a essa carreira pode ser atribuído à instabilidade que a envolve, à constante evolução do jornalismo digital e aos frequentes desafios relacionados à remuneração, que, em muitos casos, deixa a desejar.

2. Sociologia: 72% de taxa de arrependimento

A sociologia dedica-se à análise da sociedade, examinando suas instituições, relações e progresso. A insatisfação nesse campo pode resultar da falta de oportunidades de emprego e da sensação de que os conhecimentos adquiridos têm aplicação prática limitada.

3. Artes: 72% de taxa de arrependimento

Os profissionais das artes buscam explorar a expressão criativa em suas várias manifestações. A frustração nesse campo pode surgir devido às desafios em obter o devido reconhecimento e uma remuneração adequada, além das condições muitas vezes precárias que cercam o trabalho artístico.

Por fim, as demais áreas com alta taxa de arrependimento, segundo a pesquisa realizada pela plataforma ZipRecruiter são:

  • 4º – Comunicações, com 64% de taxa de arrependimento;
  • 5º – Educação, com 61% de taxa de arrependimento;
  • 6º – Marketing, com 60% de taxa de arrependimento;
  • 7º – Assistência Médica, com 58% de taxa de arrependimento; e
  • 8 º – Ciências Políticas, com 56% de taxa de arrependimento.

Saiba também: ChatGPT vai substituir médicos? Situação IMPRESSIONANTE pode SELAR O DESTINO da profissão no mundo