Faculdade grátis e sem ENEM! UNIOESTE abre 725 vagas para graduação online; veja como se inscrever agora

Universidade pública oferece curso superior gratuito e sem precisar do ENEM. Veja como garantir uma vaga na graduação EAD da UNIOESTE.

Já pensou em fazer uma faculdade sem pagar mensalidade e sem precisar do ENEM? Pois bem, esta pode ser a sua chance.

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) está oferecendo 725 vagas para o curso superior de tecnologia em Gestão Pública na modalidade EAD.

As inscrições já estão abertas e vão até 30 de março de 2025. Essa é uma oportunidade para quem deseja ingressar no ensino superior sem precisar fazer provas tradicionais.

Faculdade grátis graduação.
Uma nova chance de estudar de graça e sem precisar do ENEM! Confira como se inscrever no curso superior online da UNIOESTE. (Foto: Jeane de Oliveira / pronatec.pro.br).

Como funciona a graduação online da UNIOESTE?

O curso de Tecnologia em Gestão Pública surgiu para formar profissionais que atuarão na administração pública, principalmente em municípios.

O objetivo é preparar gestores que saibam lidar com recursos públicos e buscar soluções para problemas administrativos.

Além de capacitar profissionais para trabalhar no setor público, a graduação ensina a avaliar políticas públicas e a otimizar a gestão de bens e serviços governamentais.

Aproveite e veja:

Distribuição das vagas e sistema de cotas

O processo seletivo da UNIOESTE possui vagas para diferentes perfis de candidatos. O sistema de cotas inclui:

  • Ampla concorrência;
  • Estudantes de escolas públicas;
  • Candidatos pretos ou pardos;
  • Pessoas com deficiência;
  • Estrangeiros com documentação regularizada.

Como se inscrever na graduação EAD da UNIOESTE?

Para participar do processo seletivo, os candidatos precisam ter ensino médio completo e apresentar a documentação exigida. As inscrições acontecem exclusivamente pelo site da UNIOESTE (https://www.unioeste.br) até o dia 30 de março de 2025.

A taxa de inscrição custa R$ 80, mas quem está inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) pode solicitar a isenção dessa taxa. Para isso, é necessário informar o Número de Identificação Social (NIS) no momento da inscrição.

A isenção da taxa é garantida para candidatos que atendem a um dos seguintes critérios:

  • Renda mensal per capita de até meio salário mínimo;
  • Renda mensal familiar total de até três salários mínimos.

O pedido de isenção deve ser feito até o prazo final das inscrições.

Como será o processo seletivo?

Por fim, a seleção acontecerá por meio de uma prova de redação realizada online. O candidato precisa acessar o link da prova no site da UNIOESTE, de acordo com as instruções enviadas por e-mail no momento da inscrição.

O resultado será divulgado no próprio site da UNIOESTE até às 23h59 do dia 11 de abril de 2025. Os aprovados devem acompanhar os editais de convocação da Pró-Reitoria de Graduação. Isso porque as chamadas para matrícula serão divulgadas conforme um cronograma específico.