Facebook anuncia FIM de aplicativo específico para celular; saiba o motivo!

Previsão é que o app chegue ao fim no dia 28 de Outubro. Veja os detalhes.

Fim do Facebook? Podemos dizer que sim, mas em partes. De acordo com a Meta, a empresa irá descontinuar um de seus aplicativos para smartphones e tablets. Disponível para iOS e Android, o acesso à plataforma será por outro meio. Quer saber mais sobre? Então veja a seguir.

Mas calma, estamos falando apenas do app “Facebook Gaming”. O app chegará ao fim já no dia 28 de Outubro deste ano. Segundo a rede social da empresa, a plataforma, que permite que os usuários assistam e joguem videogames sob demanda, continuará acessível pelo app principal da rede social.

Meta se pronuncia. (Foto: iStock).

Fim do aplicativo Facebook Gaming

A saber, a plataforma surgiu há mais de 02 anos, em meio à pandemia da covid-19, que provocou um aumento na procura por jogos. Na época o Facebook Gaming era visto como uma ameaça potencial ao Twitch, que é líder neste mercado. Mas o projeto não foi bem-sucedido.

De acordo com um relatório da empresa de pesquisa de mercado Streamlabs, no 2° trimestre de 2022, o Facebook Gaming representou apenas 7,9% da participação de mercado em quantidade de horas assistidas. Para efeito de comparação, a plataforma se manteve atrás do Twitch, com 76,7%, e do YouTube (15,4%).

Desta maneira, o app “Facebook Gaming” chegará ao fim no dia 28 de Outubro deste ano. Todavia, se você é um dos usuários que utilizam a rede, não se preocupe. O acesso continuará sendo permitido, só que, desta vez, será acessível pelo aplicativo principal da rede social.

“Queremos estender nossos sinceros agradecimentos a todos por tudo que fizeram para construir uma comunidade próspera para fãs e jogadores desde o lançamento do app”, disse a equipe do Facebook Gaming, em mensagem para a comunidade.

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Decepção

Como dito, o Facebook Gaming, criado para disputar espaço com a Twitch e o Youtube, não teve vida fácil desde os seus primeiros passos. Tudo começou ao ter conflitos com a Apple e a loja da App Store, além de outras regras que comprometeram a expansão da ferramenta de transmissão ao vivo de jogos.

Além disso, o app demonstrava uma queda considerável na audiência nos últimos meses, segundo dados levantados pela Streamlabs. O recurso teve um declínio de 51% nas horas assistidas ano a ano, representado apenas 7,9% de participação no mercado de streaming.

Apesar do encerramento do app, a Meta está experimentando novas formas de desenvolver uma plataforma de transmissão ao vivo com recursos semelhantes da Twitch. Por fim, a empresa busca testar novas ferramentas para os usuários, como o lançamento de um SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor.

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