Segurado com NIS final 1, 2, 3, 4 e 5: faça ISTO para receber AGORA mais de R$ 1,4 mil do INSS

O INSS vai liberar pagamentos para os segurados que resolverem sua situação de bloqueio ainda neste mês, por isso é importante não perder tempo.

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está orientando os beneficiários de um programa de assistência a realizar um procedimento essencial para garantir o pagamento de R$ 1.412.

Para quem depende desse benefício mensal para complementar a renda familiar, seguir as orientações do INSS é fundamental para que não haja bloqueio nos pagamentos.

Esse processo atende a requisitos definidos por lei e busca manter atualizadas as informações das famílias que realmente precisam desse auxílio.

Com prazo determinado, o cumprimento das etapas previstas é indispensável para o desbloqueio e a continuidade do benefício. Então, se você não quiser ficar sem o pagamento do mês, é bom correr.

Os beneficiários do INSS podem receber pagamentos importantes, desde que cumpram com as regras.
Os beneficiários do INSS podem receber pagamentos importantes, desde que cumpram com as regras. / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatecnologia.com.br

Como receber R$ 1,4 mil do INSS neste mês?

Para garantir o recebimento de R$ 1.412 do Benefício de Prestação Continuada (BPC) do INSS, os beneficiários precisam verificar se estão com o Cadastro Único (CadÚnico) atualizado.

Esse benefício, direito de idosos com mais de 65 anos ou pessoas com deficiência, é entregue àqueles que atendem ao critério de renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa. A atualização cadastral é essencial para garantir o pagamento contínuo e atender aos requisitos do programa.

Atualmente, 305 mil beneficiários ainda precisam comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para regularizar a inscrição no CadÚnico ou atualizar informações que estejam desatualizadas há mais de 48 meses.

Caso o beneficiário não realize a atualização no tempo certo, pode perder os valores naquele mês, havendo suspensão do benefício até a regularização do cadastro. Essa medida visa assegurar que apenas as pessoas que realmente se encaixam nos critérios de renda continuem recebendo o valor.

O prazo para regularizar o cadastro varia conforme a região, podendo ser de 45 a 90 dias. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos à suspensão do pagamento, uma vez que o INSS realiza cruzamento de informações mensalmente para verificar o cumprimento das condições exigidas.

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Como fazer o desbloqueio do BPC?

Para desbloquear o BPC, o beneficiário deve seguir alguns passos básicos que garantem a atualização no CadÚnico. Abaixo, está o passo a passo detalhado e os documentos necessários:

  1. Entre em contato com o CRAS mais próximo – Visite o CRAS de seu município para iniciar o processo de atualização do CadÚnico.
  2. Consulte o aplicativo Meu INSS – No aplicativo, é possível verificar a necessidade de atualização e se o seu nome está na lista para regularização cadastral.
  3. Ligue para o número 135 – Caso tenha dúvidas, o atendimento do INSS pelo telefone 135 pode fornecer orientações adicionais sobre o desbloqueio.

Para efetuar a atualização, o beneficiário deve apresentar a seguinte documentação no CRAS:

  • Documento de Identidade com foto (RG);
  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Comprovante de residência atualizado;
  • Certidão de nascimento ou casamento (se aplicável);
  • Comprovante de renda para todos os membros da família (se aplicável);
  • Documentos adicionais específicos, caso o beneficiário seja menor de idade (acompanhado por um responsável).

Após a regularização, o BPC será desbloqueado em até 72 horas. Beneficiários que residem em regiões com situação de calamidade pública, como no Rio Grande do Sul, estão temporariamente dispensados dessa atualização.

Em caso de dúvida, é possível acessar uma cartilha disponibilizada pelo INSS, que detalha todos os passos e requisitos para a atualização cadastral.

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