CLTs terão direito ao pagamento EXTRA do FGTS: lei já está em vigor e todos receberão

Se você trabalha de carteira assinada, uma boa notícia sobre o extra do FGTS está a caminho. Fique atento para descobrir os seus direitos!

Você já imaginou receber um dinheiro extra justamente quando mais precisa? Pois bem, há o extra do FGTS, aquele fundo amigo de todo trabalhador com carteira assinada, traz uma novidade que pode ser a luz no fim do túnel para muitos em 2024. 

Dessa forma, aqueles que trabalham em regime CLT devem ficar atentos, pois poderão ganhar o pagamento mais cedo do que imaginam, o que vai somar um bom adicional às contas do fundo!

O Fundo de Garantia é um importante benefício para os trabalhadores CLT e, logo menos, ele deve mudar. Veja quais as alterações no extra do FGTS!
O Fundo de Garantia é um importante benefício para os trabalhadores CLT e, logo menos, ele deve mudar. Veja quais as alterações no extra do FGTS! / Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Afinal, o que é esse extra do FGTS?

A princípio, desde 2017, uma lei garante a distribuição dos lucros do FGTS aos trabalhadores. Isso mesmo, aquele dinheiro guardado com tanto carinho ao longo do ano pode render mais do que você imagina. 

Em 2022, por exemplo, 99% dos lucros foram distribuídos, beneficiando mais de 106,7 milhões de pessoas em todo o Brasil. 

E não estamos falando de trocados, viu? O montante distribuído ultrapassou os R$ 12,7 bilhões!

Entenda o lucro do FGTS

Em síntese, o lucro do FGTS refere-se à distribuição dos rendimentos gerados pelo Fundo de Garantia do Tempo de Serviço aos trabalhadores. 

Esse lucro origina-se dos investimentos feitos com os recursos do fundo, principalmente em projetos de infraestrutura, habitação e saneamento. 

Anualmente, uma parte desse rendimento é alocada e repartida entre todos os trabalhadores que possuem saldo em suas contas do FGTS, proporcionando um incremento adicional aos seus recursos. 

Basicamente, essa prática visa melhorar o poder aquisitivo do trabalhador e contribuir para o crescimento econômico do país.

Saiba mais: Veja como RECUPERAR o seu FGTS, caso a empresa não tenha depositado

Como funciona o cálculo do extra do FGTS?

Agora, o cálculo do benefício do lucro do FGTS é proporcional ao saldo que o trabalhador possui em sua conta até o final do ano anterior à distribuição. 

A proporção do lucro a ser distribuído é decidida pelo Conselho Curador do FGTS, com base nos rendimentos totais do fundo. 

Após a definição da porcentagem de lucro a ser distribuída, esse valor é dividido entre todas as contas do FGTS, proporcionalmente aos saldos, garantindo que cada trabalhador receba um valor adicional conforme o montante acumulado em sua conta.

Quem receberá o extra do FGTS?

Ademais, se você tem uma conta ativa ou inativa no FGTS e tinha saldo em dezembro de 2023, parabéns! Você está na lista para receber uma parte desse bolo. 

A distribuição é proporcional ao saldo que você tinha ao final do ano anterior, então quanto mais você conseguiu guardar, maior será sua parte.

Conheça modalidades diferentes do FGTS

Ainda, existem três modalidades principais de saque do FGTS: saque-rescisão, saque-aniversário e saque-imediato. Confira: 

  1. No saque-rescisão, o trabalhador pode retirar o saldo total em caso de demissão sem justa causa. 
  2. O saque-aniversário permite ao trabalhador sacar uma parte do saldo anualmente, no mês de seu aniversário, com a condição de abrir mão do direito ao saque total por rescisão. 
  3. Já o saque-imediato foi uma modalidade temporária que permitiu aos trabalhadores sacar um valor limitado de suas contas, independentemente de qualquer condição específica, como medida de estímulo econômico em momentos de crise.

Para sacar esses valores, é necessário estar dentro das regras individuais de cada modalidade. 

Por que não posso sacar o extra do FGTS agora?

Por fim, isso é impossível porque o FGTS é uma espécie de poupança forçada para trabalhadores com carteira assinada. 

Ou seja, ele surgiu para proteger o empregado demitido sem justa causa, então o fundo acumula valores depositados mensalmente pelos empregadores, correspondendo a 8% do salário do trabalhador. 

Esse montante fica retido em contas na Caixa Econômica Federal até que certas condições permitam o saque, como demissão sem justa causa, aposentadoria, etc. 

Veja mais: Lista REVELA todos os trabalhadores que estão aptos a fazer o saque do FGTS na próxima semana