Evite usar muito ESTES aparelhos: eles são INIMIGOS da conta de luz

Com a conta de luz cada vez mais cara, os brasileiros buscam formas de economizar energia elétrica. Confira dicas para evitar um aumento na tarifa.

Recentemente, a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou o reajuste na tarifa de energia para duas companhias: Enel e Light. Dessa forma, a população terá que arcar com uma tarifa mais cara. Ou seja, mesmo não mudando os hábitos de consumo, precisará pagar um valor maior para usar a energia elétrica. 

A única saída, então, é mudar o consumo. Diminuir a quantidade de energia elétrica que se usa em casa. De forma geral, é possível ter uma conta de luz mais barata com pequenas atitudes. Poucas pessoas sabem, mas existem alguns aparelhos e eletrodomésticos que acabam consumindo mais energia. Portanto, o recomendado é utilizar os objetos com cautela.

Além do mais, é preciso tomar algumas iniciativas para diminuir o valor da tarifa. Continue lendo esta matéria para conferir quais são os três principais aparelhos com maior consumo de energia elétrica. 

são-INIMIGOS-da-conta-de-luz
Aprenda a economizar na conta de luz – Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Diminua a sua conta de luz: os três eletrônicos que mais consomem energia 

Antes de mais nada é importante deixar claro que existem aparelhos com maior propensão de gasto energético. Mas, isso não significa que usá-los vai aumentar a conta de luz. O importante é utilizar com cautela, como já explicado. Ou seja, controlar o tempo em que o dispositivo está ligado na tomada. A lista abaixo apresenta os três principais aparelhos com maior gasto de energia. 

Decodificadores 

Em primeiro lugar, existem os decodificadores, que são dispositivos conectados à televisão. Dessa forma, a pessoa consegue ter acesso aos canais de TV à cabo, ou seja, televisão por assinatura. Embora sejam comuns nos lares brasileiros, estes aparelhos gastam muita energia.

Por ficarem ligados à televisão, as pessoas costumam deixá-los na tomada, o que acaba por consumir energia. Afinal de contas, com isso, o gasto costuma ser ainda maior. A dica é tirar da tomada sempre que não for utilizar. Assim, a tarifa de energia pode baixar bastante. 

Computadores de mesa

Muitos brasileiros aderiram ao home office nos últimos anos. Mesmo após o final da pandemia do Covid-19, há pessoas que continuam trabalhando em casa. A verdade é que a prática pode aumentar o custo da conta de luz.

Afinal de contas, o computador de mesa é um dos principais gastos de energia dentro de uma casa. Ao contrário do que acredita o senso comum, mesmo hibernando podem gastar energia. Inclusive quando estão desligados existe um consumo de energia com a tomada plugada. Portanto, vale a mesma dica do decodificador: tirar da tomada após o uso. 

Veja também: Conta de luz acaba de receber REAJUSTE: vai aumentar ou diminuir?

O último aparelho pode te surpreender: confira 

Notebooks 

O notebook também pode causar um aumento na conta de luz. Naturalmente, apenas quando estão conectados na tomada. Caso estejam conectados, mesmo desligados, consomem uma média de 8,9 W por hora.

Muitas pessoas possuem o péssimo hábito de usar o notebook conectado diretamente da tomada, mesmo com sua bateria cheia. Além de estragar as peças do dispositivo, pode fazer com que exista um aumento na tarifa de energia elétrica. 

Veja também: Conta de luz vai AUMENTAR? Brasileiros estão decepcionados com decisão