EUA implementam nova taxa de até R$ 82 mil para visitantes
A partir de 20 de agosto, quem planeja visitar os Estados Unidos com vistos B-1 (negócios) e B-2 (turismo) vai encontrar novas regras. O governo americano decidiu aumentar os valores das taxas, que podem chegar a impressionantes US$ 15 mil. Essa mudança faz parte de um projeto piloto que deve durar até 12 meses.
### O que levou a essa decisão?
O Departamento de Estado dos EUA informou que o objetivo é diminuir o número de estrangeiros que ficam no país por longos períodos. Isso também está relacionado à questão da validade dos vistos. Essas novas regras vão se aplicar principalmente a pessoas que estejam em situação irregular ou que apresentem risco de imigração.
A taxa que poderá ser paga dependerá das orientações específicas, especialmente no que diz respeito ao formulário I-352, que é solicitado pelo Departamento de Imigração e Alfândega (ICE). O interessante é que, em alguns casos, o valor pode ser devolvido, mas somente se todas as condições forem cumpridas.
Os visitantes precisarão deixar os EUA dentro do prazo estipulado; caso contrário, o valor pago pode ficar retido. Essa nova medida surge em meio a pressões políticas sobre a imigração e já foi implementada anteriormente, em 2020, mas foi suspensa devido à pandemia.
Além das mudanças nas taxas, os EUA estão intensificando o controle sobre as viagens internacionais que chegam a seu território. Quais países e quais pessoas serão mais afetados ainda não está claro, então é bom ficar atento.
Para quem precisar passar por esse processo, os passos são simples: primeiro, preencher o formulário, depois realizar o pagamento e, por último, organizar toda a documentação da viagem, garantindo que as datas estejam corretas. Se houver direito ao reembolso, será necessário comprovar que todas as atividades estavam dentro da legalidade e respeitar os prazos estabelecidos.