Estou com o nome SUJO, posso comprar um imóvel no Minha Casa Minha Vida? Saiba a verdade!

O Minha Casa Minha Vida é um dos principais programas sociais do governo federal. Vem saber se você poderá ter acesso à casa própria mesmo estando com o nome sujo na praça.

O Minha Casa Minha Vida é um dos principais programas do governo federal e possibilita que os seus inscritos tenham acesso à casa própria por um preço bem mais em conta. É importante considerar que ter a própria residência é um dos grandes sonhos da maioria dos brasileiros.

Por mais que seja um programa conhecido por muitos, devido à popularidade, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais são os requisitos para participar desta iniciativa. Será que é possível ter acesso mesmo estando com o nome sujo?

Estou com o nome SUJO, posso comprar um imóvel no Minha Casa Minha Vida? Saiba a verdade!
Vem saber o que a Caixa considera antes de liberar o financiamento Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Minha Casa Minha Vida: posso participar mesmo com o nome sujo?

Esta é uma das perguntas mais comuns entre os interessados. Será mesmo que a situação financeira do possível comprador poderá ter algum tipo de influência na aprovação do financiamento desta casa? Para poder ter acesso às respostas para as perguntas que foram feitas, é preciso considerar alguns pontos.

Os pontos são necessários porque alguns muito específicos são analisados pela equipe da Caixa Econômica Federal antes de liberar o financiamento. No total, são três os aspectos da vida financeira da pessoa interessada que são analisados pela instituição bancária. Vem saber tudo e tire todas as suas dúvidas!

Veja também: Veja como tirar o EXTRATO do INSS sem precisar sair de casa

Caixa analista estes pontos antes de liberar a participação no programa

O primeiro dos órgãos analisados pelo banco é o Cadastro Nacional de Mutuários (CADMUT). Neste, ficam registradas as informações referentes aos contratos do financiamento habitacional, estando ativos ou não. Este cadastro também registra todas as informações em torno dos programas sociais e habitacionais do governo.

A consulta a este cadastro é necessária porque uma das exigências do programa do governo é que a pessoa participe apenas uma única vez. Isso significa que se você participou antes não será possível que você participe outra vez.

A segunda questão que a Caixa Econômica analisa é o Serasa e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). E é nessa questão que temos a resposta para os questionamentos feitos acima. Se você estiver com algum tipo de restrição em um dos dois órgãos, a Caixa não vai aprovar o seu financiamento.

Se você for casado e o seu cônjuge estiver com o nome negativado, isso também irá influenciar. Se seu nome estiver sujo, você deve quitar todas as suas dívidas antes para que o seu CPF saia do SPC e do Serasa. Por fim, a Caixa também analisa os dados referentes ao Banco Central do Brasil.

É por meio do BC que a Caixa vai poder conferir informações sobre contas correntes, empréstimos e outras dívidas. Esta consulta é completamente decisiva no momento de você ter o seu financiamento aprovado. Isso é considerado porque a parcela referente ao financiamento não vai poder passar dos 30% da renda da pessoa que quer comprar.

Portanto, se você estiver com alguma prestação em aberto, como a de um veículo, por exemplo, o valor a ser liberado para você comprar um imóvel vai ser menor.

Saiba mais: INACREDITÁVEL: brasileira compra casa na Itália por APENAS R$ 5,00 e explica como fazer