Saiba quais são os ESTADOS que terão PONTO FACULTATIVO nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa

Veja se no seu estado haverá liberação para assistir as partidas do Brasil. Confira quem terá direito ao ponto facultativo e como fica a jornada de trabalho.

No ano passado aconteceu a Copa do Mundo de futebol masculino, por isso que algumas pessoas devem estar achando estranho o fato de que uma outra competição do mesmo esporte está acontecendo. A diferença é que este ano acontece a Copa do Mundo de futebol feminino, que terá ponto facultativo nos dias dos jogos da seleção brasileira.

A decisão do governo federal foi publicada através de uma portaria do Ministério da Gestão e Inovação no dia 17 de julho. No documento constam as regras do ponto facultativo para que os trabalhadores possam acompanhar as partidas disputadas pela seleção brasileira. O torneio começou no dia 20 de julho e e segue até 20 de agosto. O Brasil faz a sua estreia na segunda-feira (24).

O ponto facultativo é uma decisão que costuma ocorrer tradicionalmente durante a Copa do Mundo de futebol masculino, a medida agora foi ampliada para a competição feminina como forma de promover a equidade de gênero. A seguir vamos conferir como fica a situação de trabalho dos servidores públicos e dos funcionários de empresas privadas nos estados.

Saiba quais são os ESTADOS que terão PONTO FACULTATIVO nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa
Os servidores federais terão o ponto facultativo, os funcionários públicos dos estados e municípios seguem as determinações locais. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Quem terá direito ao ponto facultativo nos jogos do Brasil?

Os servidores públicos federais podem optar por trabalhar em horários diferenciados nos dias de jogos da seleção brasileira. No caso dos funcionários de empresas privadas, eles precisam entrar em acordo com as empresas onde trabalham para assistir às partidas. Vale lembrar que os dias de jogos da Copa do Mundo de futebol feminino não são considerados feriados.

Os trabalhadores poderão se ausentar durante os horários dos jogos, retornando para suas funções em até 2 horas após o fim da partida. A Seleção joga pela primeira vez na competição na segunda-feira (24) contra o Panamá às 8h. As outras duas partidas da seleção brasileira pelo grupo F vão acontecer nos dias 29 de julho e 2 de agosto, contra França e Jamaica, respectivamente, ambos os jogos serão disputados às 7h.

A proposta é que quando os jogos começarem até às 7h30 o expediente tenha início às 11h. Quando as partidas começarem às 8h o expediente terá início às 12h. Será preciso compensar as horas não trabalhadas até o dia 29 de dezembro.

Veja também: PRESENTE do Governo para trabalhadores em 2023; aprenda a CONSULTAR

Decisão nos estados e municípios

Os estados e municípios brasileiros também adotaram o ponto facultativo para os servidores. Cada localidade definiu suas próprias regras  sobre as alterações no expediente dos serviços públicos, confira:

Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso e Santa Catarina não terão ponto facultativo. Ceará, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e São Paulo ainda não definiram. No Piauí, Rio Grande do Sul e Rio Grande do Norte o ponto facultativo nos dias de jogos foi liberado.

Em Alagoas o horário de trabalho dos servidores será alterado com a liberação para assistir as partidas da seleção brasileira e mais 2 horas livres após o final da partida. No Amapá, Rio de Janeiro, Sergipe e em Pernambuco serão adotados os mesmos horários definidos para os servidores federais. No Amazonas o expediente terá início às 10h e segue até às 17h.

No Maranhão o expediente só terá início às 14h nos dias de jogos do Brasil. Em Minas Gerais, no Pará e Paraná o expediente terá início às 11h no dia 24 de julho e às 10h no dia 2 de agosto. Na Paraíba o horário de trabalho vai ter início às 12h e segue até às 18h. Em Tocantins a jornada de trabalho terá início às 13h.

Veja também: Trabalhadores podem ser liberados para ver jogos da Copa feminina? Entenda!