Afinal, em quais estados brasileiros eu posso solicitar a CNH GRATUITA? Confira o processo necessário!

As vagas são abertas pelo Detran de cada estado, que fica responsável pelo processo de seleção dos inscritos. Os interessados precisam passar em todas as etapas.

O sonho de dirigir um veículo inevitavelmente precisa passar pelo processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação, no entanto é algo caro e que fica fora do orçamento de muitas pessoas. Felizmente o governo criou um programa que permite solicitar a CNH gratuita, desde que os interessados atendam alguns requisitos.

É uma excelente oportunidade para quem está em busca de uma vaga de emprego na qual precisa dirigir um veículo, também abre possibilidade de trabalhar como motorista de aplicativo e oferece mais autonomia para os habilitados. Mas para isso é preciso que a pessoa conquiste a aprovação em todas as etapas.

É necessário cumprir a carga horária da autoescola, realizar provas teóricas, ser avaliado no exame médico e passar no teste prático. Todo o processo é feito junto ao Detran de cada estado, órgão responsável por regulamentar a emissão da habilitação e que estabelece os valores das taxas que são cobradas em cada fase.

Afinal, em quais estados brasileiros eu posso solicitar a CNH GRATUITA? Confira o processo necessário!
Cada estado possui seu cronograma, atualmente o Espírito Santo está com vagas abertas. Veja como se inscrever. Crédito: @jeanedeoliveirafotografia / pronatec.pro.br

Vagas abertas nesses estados

A solicitação é possível através do programa CNH Social, que foi instituído pelo governo federal, mas que deixa os estados livres para decidirem se vão ou não participar. Cada unidade da federação participante determina como acontecerá a seleção dos interessados, bem como estabelece os critérios para participar do programa e o cronograma.

Um dos estados participantes que está com o processo em andamento é o Espírito Santo, que disponibilizou 3.500 vagas. Ao todo, 52 mil pessoas se inscreveram para participar da segunda fase do CNH Social, as vagas são para obtenção da carteira de motorista nas categorias A ou B, para moto e carro, respectivamente. Quem já é habilitado pode adicionar uma outra categoria.

O percentual de vagas é distribuído da seguinte forma: 40% para a primeira habilitação A ou B, 20% para adição de categoria A ou B e 40% para mudança de categoria D ou E. Também são oferecidos cursos de capacitação e atualização para condutores profissionais.

Os demais estados que participam do CNH gratuita são: Minas Gerais, Acre, Mato Grosso do Sul, Pará, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Goiás, Paraíba, Amazonas e Rio Grande do Sul e Roraima.

Veja também: É isso que você precisa para SOLICITAR a CNH GRATUITA; aproveite a oportunidade!

Como solicitar a CNH gratuita?

Entre os requisitos para participar estão ter 18 anos de idade, saber ler e escrever e morar no estado. Neste sentido, é preciso ainda atender a um dos seguintes critérios: estar inscrito no Cadastro Único, não ter registro na carteira de trabalho, ser ex-presidiário, ser aluno da rede pública com bom rendimento escolar, estar desempregado há mais de 1 ano e comprovar a renda de até dois salários mínimos por mês.

Os interessados devem reunir a documentação necessária (RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência) e acessar o site do Detran, no caso do Espírito Santo o endereço é o seguinte: https://detran.es.gov.br/. As inscrições devem ser realizadas até o dia 28 de julho, é preciso selecionar a categoria da CNH desejada e fazer a matrícula.

A seleção é feita de acordo com os critérios do programa, inscritos com menor renda, maior número de pessoas na família, com ensino fundamental completo, que seja beneficiário do Bolsa Família e conforme o dia e o horário da inscrição. Quem não for selecionado nesta etapa, ainda pode aguardar uma nova chance na lista de suplentes, divulgada em 11 de setembro no mesmo site.

Veja também: GRUPO de brasileiros deve renovar sua CNH de forma obrigatória ainda neste mês