Especialistas revelam até QUANDO vai a onda de calor no Brasil; confira

A onda de calor que vem atingindo o Brasil vem causando grande preocupação nos brasileiros e os especialistas em meteorologia revelaram até quando este período deve durar.

O aquecimento global se caracteriza enquanto o processo de aumento da temperatura média dos oceanos e também da atmosfera da Terra, de forma a causar emissões de gases massivos que são responsáveis por intensificar o efeito estufa. Esse processo acontece devido a uma série de atividades humanas, especialmente aquelas relativas à queima de combustíveis fósseis.

Vale ressaltar que o aquecimento global é causado devido a um produto direto do crescimento econômico, explosão populacional e também devido a um estilo de vida que é considerado insustentável. Além disso, o aumento nas temperaturas globais e também a nova composição da atmosfera são responsáveis por desencadear alterações importantes em todos os sistemas. 

Recentemente, uma forte onda de calor vem atingindo o Brasil e os brasileiros estão preocupados com a duração desse processo. Portanto, confira a seguir o que dizem os especialistas sobre até quando vai durar a onda de calor no país!

Especialistas revelam até quando deve durar a onda de calor no Brasil. Fernando Frazão/Agência Brasil

A onda de calor que está atingindo o Brasil vai durar até quando?

Desde a última semana, uma nova onda de calor vem atingindo o Brasil, especialmente na região Centro-Oeste. De acordo com o enfatizado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem ficar até 5ºC acima da média esperada para este período, sendo considerada uma situação de grande perigo. 

A onda de calor está atingindo especialmente os estados de Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul. Ainda é esperado que os efeitos sejam sentidos também no Tocantins, Pará e em Rondônia. As ondas de calor, que estão frequentes no Brasil desde setembro, são responsáveis pelo aumento da temperatura em diversos estados ao redor do país; 

Diante disso, São Paulo registrou o recorde de temperaturas no mês passado, chegando aos 37º C. De acordo com o enfatizado pelos especialistas, o fenômeno ocorre devido a intensificação das mudanças climáticas, que são responsáveis por gerar eventos extremos ao redor de todo o território nacional. Dessa forma, a onda de calor se intensifica, enquanto os ciclones acontecem de forma cada vez mais frequente no sul do país, além da seca que vem deixando a Amazônia sem água.

Confira também: Muito calor por aí? Aprenda a transformar seu ventilador em ar-condicionado gastando muito pouco!

Quais cuidados devem ser tomados durante esse período?

Devido as fortes ondas de calor que estão atingindo o Brasil e devem seguir pelos próximos meses, os moradores das regiões afetadas devem tomar alguns cuidados. A atenção vai especialmente para os idosos, sedentários e pessoas com algum tipo de comorbidade. 

Com o objetivo de tentar regular a temperatura corporal com a temperatura externa, o corpo se regula para que o indivíduo possa realizar as suas atividades. Dessa forma, é realizada uma dilatação das artérias, com o objetivo de dissipar o calor sentido no corpo.

Além disso, também é indicado que os cuidados com a pele sejam redobrados nesta época do ano, sendo importante ainda aumentar o consumo de água e evitar atividades físicas nos períodos mais quentes do dia. 

Saiba mais: Com calor extremo nesta semana, qual o vilão que gasta mais: Ventilador ou ar condicionado?