Especialistas indicam tomar café da manhã antes das 8h
Pelas rotinas corridas do dia a dia, muita gente acaba não conseguindo tomar café da manhã no mesmo horário todos os dias. Tem também quem nem se alimenta logo cedo, principalmente quem acorda mais tarde e já emenda um almoço. Mas você sabia que essa prática pode ser prejudicial para o corpo?
Tomar café da manhã mais tarde do que as 8h da manhã pode ter impactos negativos, não só no nosso metabolismo como também em hormônios e até no humor. Francisco Rosero comentou sobre isso nas redes sociais, dizendo que, se não come antes das 9h, sente que seu corpo reconhece esse jejum como um sinal de estresse, fazendo com que o nível de cortisol permaneça elevado.
Cuidar de si mesmo, seguindo as orientações médicas, é essencial. Fazer o café da manhã cedo ajuda a manter o sistema metabólico em boas condições. O cortisol, que é conhecido como o hormônio do estresse, costuma ter seus níveis mais altos entre 8h e 9h da manhã. Se você comer tarde, seu corpo pode interpretar isso como uma ameaça, o que pode levar, em casos extremos, a problemas como diabetes porque o organismo começa a se virar por conta própria.
Quando você pula essa refeição ou a faz muito tarde, isso pode gerar um excesso de açúcar no sangue, comprometendo a eficiência da insulina e, consequentemente, levando a inflamações. Então, se você já tem o hábito de tomar café da manhã tarde, talvez seja hora de reconsiderar.
O ideal é fazer essa refeição mais importante do dia entre 7h e 8h da manhã. Isso ajuda a manter o corpo funcionando de maneira saudável. E na hora de escolher o que comer, que tal incluir queijos, ovos e iogurte? Esses alimentos são ricos em nutrientes e podem dar um baita impulso no seu dia.